Seprev e Cesmac articulam criação de aplicativo para denúncias de violência
Ação deve fazer parte de convênio entre as duas instituições para desenvolvimento de atividades de prevenção e promoção da cidadania
Com objetivo de prevenir e romper o ciclo de violência em Alagoas, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) vem articulando, em parceria com o Centro Universitário Cesmac, a criação de um aplicativo com informações e orientações sobre ações de combate à violência, ajuda ao cidadão e apoio para realização de denúncias.
Inicialmente com foco para implantação nas escolas, o aplicativo incentiva ainda a discussão e o debate junto aos sistemas de ensino para que definam um fluxo de notificação e encaminhamento das situações de violência identificadas ou vivenciadas na sala de aula.
“Este é apenas o ponta pé inicial de uma parceria que estamos querendo firmar junto ao Cesmac para ampliar e fortalecer as ações de atenção à população que vive em vulnerabilidade social e à violência”, enfatizou a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt.
O aplicativo, que será elaborado pelo Núcleo de Robótica do Cesmac, será usado também para mensurar as estatísticas dos casos registrados pela rede pública estadual e privada de ensino e possibilitar assim trabalhar diretamente onde está o problema.
“A parceria entre Estado e academia é de extrema valia por unir professores e pesquisadores a iniciativas do poder público, vinculando a expertise teórico prática ao interesse coletivo para criação e acompanhamento de políticas públicas”, enfatizou o professor e pesquisador da Faculdade de Direito do Cesmac, Bruno Leitão, que vem articulando o projeto junto à Seprev.
De acordo com Leitão, “a instituição de ensino deve disponibilizar profissionais para atividades pontuais, o que vai otimizar a formação de seus discentes com a vivência teórico-prática em pesquisa e extensão, e desenvolver também sua responsabilidade social”.
A parceria entre a Seprev e o Cesmac deve ser oficializada em breve com uma possível assinatura de convênio entre as duas instituições. O objetivo é, além da criação do aplicativo de celular, a elaboração de um cronograma de atuação conjunta em localidades de vulnerabilidade social. A iniciativa irá envolver todas as superintendências da Seprev e o Núcleo Acadêmico Afro Indígena do Cesmac (Nafri), que passa agora a cuidar também das pautas de Diretos Humanos.
Por parte do Cesmac, ainda estão envolvidos no projeto o coordenador do Curso de Direito, Afrânio Roberto, a pró-reitora Acadêmica Adjunta de Graduação, Fabiana Suruagy, o coordenador do Nafri, Jorge Vieira, e o professor do Núcleo de Robótica, Mozart Alves Júnior.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
