Escultura do escritor Lêdo Ivo será inaugurada nesta terça
Além de Lêdo Ivo, outros quatro ilustres alagoanos foram homenageados com esculturas
Nesta terça-feira (3), a partir das 8h30, na orla marítima da Jatiúca, será realizada a inauguração da escultura do escritor alagoano Lêdo Ivo. O monumento de bronze, instalado no Posto 7, foi feito pelo artista plástico e escultor mineiro Léo Santana, que também é responsável pela escultura do poeta Carlos Drummond de Andrade, posicionada no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Além de Lêdo Ivo, outros quatro ilustres alagoanos foram homenageados com esculturas em tamanho real feitas de bronze: Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda, inauguradas em 2015 em comemoração aos 200 anos de Maceió, o ator Paulo Gracindo, inaugurada dois anos depois, e a médica psiquiatra Nise da Silveira, inaugurada em julho deste ano. Todos os monumentos foram feitos por Léo Santana.
A inauguração da escultura de Lêdo Ivo contará com a presença de familiares do ilustre e de membros da Academia Alagoana de Letras.
Trajetória
Lêdo Ivo nasceu em Maceió no dia 16 de fevereiro de 1924. Em 1940, mudou-se para a cidade de Recife, onde participou do primeiro congresso de poesia da capital pernambucana. Em 1943, passou a morar no Rio de Janeiro e a estudar na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil.
Em 1944, estreou na literatura com as “Imaginações”, livro de poesia, e no ano seguinte publicou “Ode e Elegia”. Posteriormente, sua obra literária foi expandida com a publicação de livros de poesia, romance, crônica, conto e ensaio.
Em 1947, seu romance de estreia “As Alianças” foi considerado o melhor romance pela Fundação Graça Aranha, mas este não foi o único prêmio atribuído ao ilustre alagoano: Lêdo Ivo, também, foi agraciado com os prêmios Olavo Bilac e Carlos Laet, da Academia Brasileira de Letras, de Memória, da Fundação Cultural do Distrito Federal, e Golfinho de Ouro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Sua obra foi reconhecida, também, internacionalmente através dos prêmios Poesia del Mundo Latino Victor Sandoval, do México, de Literatura Brasileira da Casa de Las Américas, de Cuba, e Rosalía de Castro, da Espanha.
Em 1949, pronunciou, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, a conferência “A geração de 1945”. Neste ano, concluiu a graduação na Faculdade Nacional de Direito, mas não exerceu a profissão.
Lêdo Ivo foi membro efetivo da Academia Alagoana de Letras, sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, sócio efetivo da Academia de Letras do Brasil, sócio honorário da Academia Petropolitana de Letras e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.
Ao longo de sua trajetória literária, o escritor alagoano foi convidado numerosas vezes a representar o Brasil em congressos culturais e a participar de encontros internacionais de poesia.
Veja também
Últimas notícias
Lula e Trump se cumprimentam durante evento social no G7
Davi Filho amplia vantagem em Maceió com bases do Pastor João Luiz
Seminfra e BRK Ambiental vistoriam obras de esgotamento sanitário no Litoral Norte de Maceió
Vídeo mostra acidente em que motociclista fugiu após deixar mulher ferida em Arapiraca
Mais de 150 estudantes da Uncisal podem ser afetados por ação que questiona regra de ingresso
[Vídeo] Ataque a tiros deixa homem morto com oito tiros e outro ferido em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
