Escultura de Sereia gigante é nova atração turística na orla da Pajuçara
Sereia de mestre Zezinho tem seis metros de altura, é feita de isopor naval e fibra de vidro
A orla da Pajuçara, em Maceió, ganhou na manhã desta sexta-feira (29), mais uma escultura em homenagem aos alagoanos. Desta vez, o monumento é uma sereia de seis metros de altura. Instalada próximo à Academia Top, na Avenida Doutor Antônio Gouveia, a escultura chama a atenção de quem passa pela localidade.
A escultura feita pelas mãos do mestre artesão alagoano José Cícero da Silva, mais conhecido como Zezinho, tem seis metros de altura. Ela é uma réplica em 3D é feita de isopor naval e fibra de vidro e reproduz um símbolo popularmente difundido entre os maceioenses, se tornando mais um atrativo turístico na orla da capital.
Estiveram presentes na solenidade de inauguração da Sereia, o governador Renan Filho e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.
O artesão
Natural de Arapiraca, região do Agreste, o artesão começou a criar suas primeiras peças quando ainda era criança, aproveitando o ofício do pai, Cícero José da Silva, que construía casas de taipa com estruturas de madeira. Nas mãos de Zezinho, as sobras do material facilmente viravam carrinhos de brinquedo, que faziam a alegria do menino e marcam, com saudosismo, as lembranças de sua infância.
Apesar da descrença do próprio artesão, quem conhecia o trabalho de Zezinho identificava o talento e originalidade nas peças em madeira. Aos 22 anos, morando em São Paulo para buscar uma oportunidade de emprego, Zezinho levava no transporte público uma “casinha” colorida, um presente que havia feito para um amigo. Ao ver a peça, uma senhora desconhecida ressaltou o talento de Zezinho para a arte popular.
Atualmente, aos 50 anos, Zezinho reside em Campo Alegre e, além de continuar produzindo suas peças, repassa o ofício para seus cinco filhos.
*Com informações da assessoria.
Últimas notícias
Vídeo mostra tio-avô entrando em mata com menino e saindo sozinho em Maceió
Imagens câmera de segurança mostram assalto à lanchonete em Delmiro Gouveia
PSD Alagoas ainda não sabe se apoia Caiado ou Lula
Idosa com Alzheimer reencontra policiais que salvaram sua vida
Infraestrutura substitui 10 metros de rede de tubulação rompida no Poço
Carro é flagrado com garrafa pet usada como tanque de combustível
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
