Escultura de Sereia gigante é nova atração turística na orla da Pajuçara
Sereia de mestre Zezinho tem seis metros de altura, é feita de isopor naval e fibra de vidro
A orla da Pajuçara, em Maceió, ganhou na manhã desta sexta-feira (29), mais uma escultura em homenagem aos alagoanos. Desta vez, o monumento é uma sereia de seis metros de altura. Instalada próximo à Academia Top, na Avenida Doutor Antônio Gouveia, a escultura chama a atenção de quem passa pela localidade.
A escultura feita pelas mãos do mestre artesão alagoano José Cícero da Silva, mais conhecido como Zezinho, tem seis metros de altura. Ela é uma réplica em 3D é feita de isopor naval e fibra de vidro e reproduz um símbolo popularmente difundido entre os maceioenses, se tornando mais um atrativo turístico na orla da capital.
Estiveram presentes na solenidade de inauguração da Sereia, o governador Renan Filho e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.
O artesão
Natural de Arapiraca, região do Agreste, o artesão começou a criar suas primeiras peças quando ainda era criança, aproveitando o ofício do pai, Cícero José da Silva, que construía casas de taipa com estruturas de madeira. Nas mãos de Zezinho, as sobras do material facilmente viravam carrinhos de brinquedo, que faziam a alegria do menino e marcam, com saudosismo, as lembranças de sua infância.
Apesar da descrença do próprio artesão, quem conhecia o trabalho de Zezinho identificava o talento e originalidade nas peças em madeira. Aos 22 anos, morando em São Paulo para buscar uma oportunidade de emprego, Zezinho levava no transporte público uma “casinha” colorida, um presente que havia feito para um amigo. Ao ver a peça, uma senhora desconhecida ressaltou o talento de Zezinho para a arte popular.
Atualmente, aos 50 anos, Zezinho reside em Campo Alegre e, além de continuar produzindo suas peças, repassa o ofício para seus cinco filhos.
*Com informações da assessoria.
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
