Cultura

Escultura de Sereia gigante é nova atração turística na orla da Pajuçara

Sereia de mestre Zezinho tem seis metros de altura, é feita de isopor naval e fibra de vidro

Por 7 Segundos Maceió* 29/09/2017 12h12
Escultura de Sereia gigante é nova atração turística na orla da Pajuçara
Sereia de seis metros de altura feita pelo artesão alagoano Zezinho - Foto: Cortesia

A orla da Pajuçara, em Maceió, ganhou na manhã desta sexta-feira (29), mais uma escultura em homenagem aos alagoanos. Desta vez, o monumento é uma sereia de seis metros de altura. Instalada próximo à Academia Top, na Avenida Doutor Antônio Gouveia, a escultura chama a atenção de quem passa pela localidade.

A escultura feita pelas mãos do mestre artesão alagoano José Cícero da Silva, mais conhecido como Zezinho, tem seis metros de altura. Ela é uma réplica em 3D é feita de isopor naval e fibra de vidro e reproduz um símbolo popularmente difundido entre os maceioenses, se tornando mais um atrativo turístico na orla da capital. 

Estiveram presentes na solenidade de inauguração da Sereia, o governador Renan Filho e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.

O artesão

Natural de Arapiraca, região do Agreste, o artesão começou a criar suas primeiras peças quando ainda era criança, aproveitando o ofício do pai, Cícero José da Silva, que construía casas de taipa com estruturas de madeira. Nas mãos de Zezinho, as sobras do material facilmente viravam carrinhos de brinquedo, que faziam a alegria do menino e marcam, com saudosismo, as lembranças de sua infância.

Apesar da descrença do próprio artesão, quem conhecia o trabalho de Zezinho identificava o talento e originalidade nas peças em madeira. Aos 22 anos, morando em São Paulo para buscar uma oportunidade de emprego, Zezinho levava no transporte público uma “casinha” colorida, um presente que havia feito para um amigo. Ao ver a peça, uma senhora desconhecida ressaltou o talento de Zezinho para a arte popular.

Atualmente, aos 50 anos, Zezinho reside em Campo Alegre e, além de continuar produzindo suas peças, repassa o ofício para seus cinco filhos.

*Com informações da assessoria.