Passeio ciclístico marca início da Semana de Trânsito em Maceió
Programação segue até quarta-feira (25)

Um passeio ciclístico com música, história e cultura. Foi com essa combinação que a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), iniciou a programação da Semana Nacional de Trânsito em Maceió nessa terça-feira (17). A partir do Corredor Vera Arruda, em Jatiúca, local da largada, os ciclistas percorreram pontos históricos e turísticos da cidade, como monumentos e esculturas. A programação segue até quarta-feira (25).
Respeitar o ciclista e a pessoa idosa no trânsito é o principal tema das ações educativas, como explica Antônio Moura, superintendente municipal de Transportes e Trânsito. “Estamos com foco este ano na questão do cuidado com o ciclista e o idoso. É uma ação educativa que reforça o respeito à sinalização e a passagem na faixa de pedestres, com atenção maior com idosos e com pessoas com dificuldade de locomoção. É preciso que os condutores respeitem os pedestres e ciclistas e que todos que formam o trânsito tenham consciência para termos uma mobilidade urbana mais harmoniosa em nossa cidade”, disse o titular da SMTT.
Durante o passeio ciclístico, os participantes da corrida, além dom público que acompanhou o evento, ampliaram o conhecimento sobre trânsito e a importância do uso da bicicleta. “A bicicleta não polui o ar e é uma atividade tranquila e divertida. Hoje conhecemos mais sobre a história e o turismo da capital. Isso faz com que o maceioense tenha uma visão diferente, tanto da bicicleta quanto da própria cidade, e com a educação de trânsito dissemos como o ciclista deve se comportar, quais os itens de segurança e a própria lei de trânsito”, pontuou Juliana Normande, diretora de Educação de Trânsito da SMTT.
A concentração aconteceu no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, com apresentação de 50 crianças do coral da Legião da Boa Vontade (LBV). Rosângela Farias, professora de música da LBV, afirmou que o objetivo do evento tem sintonia com o propósito da instituição. “Procuramos sensibilizar nossos usuários sobre a valorização da vida e tem tudo a ver com o evento. Apresentamos músicas educativas para que possam sensibilizar todos”, disse.
Para quem utiliza a bicicleta como prática esportiva e meio de transporte, a iniciativa da Prefeitura reforça o incentivo para atitudes sustentáveis. “Dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro e hoje fazemos um passeio cultural, evento para mostrar o que Maceió tem de monumentos históricos. É uma parceria fantástica e maravilhosa, uma forma de estimular o desenvolvimento do esporte, que é bom pra saúde, e também um transporte saudável, que é favorável ao meio ambiente”, destacou Antônio Fachinetti, fundador da Associação Alagoana de Ciclismo, que apoiou o passeio ciclístico.
O evento contou com a participação do arte educador da SMTT, Carlos Melo, que contou a história da capital durante o percurso. “Quando a gente conhece a nossa história, a gente se apaixona mais por nossa cidade. Então foi um momento oportuno”, disse. Os participantes contaram também com os estudantes e profissionais de saúde da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT). Eles ofertaram gratuitamente os serviços de aferição de pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).
Últimas notícias

Novas alterações de sentido entram em vigor no bairro Poço no dia 11 de outubro

Evento em Maceió discute ‘nova era da medicina’ e o futuro econômico da carreira médica

Dia das Crianças: Girau do Ponciano realiza mais uma edição do “Parque dos Sonhos” neste domingo (12)

Defensoria Pública atende moradores do Tabuleiro do Martins nesta quinta-feira (9)

Prefeito Allan de Jesus garante fardamento escolar para alunos da rede municipal

Festival de Música de Penedo homenageia Hermeto Pascoal
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
