Veja esse vídeo de um polvo mudando de cor durante o sono
Os polvos fascinam a ciência há séculos pela sua forma corporal, capacidade de camuflagem e inteligência

Que os polvos são mestres na camuflagem, isso a ciência já sabia. Mas um vídeo impressionante divulgado pela emissora de TV americana PBS mostra um polvo mudando de cor enquanto dorme.
O vídeo é um trecho do programa “Octopus: Making Contact”, que estreará na PBS em 2 de outubro, e mostra as descobertas do biólogo David Scheel, do Alasca, que cria e estuda um polvo em sua casa.
Os polvos fascinam a ciência há séculos, por sua forma inusitada, habilidade de se camuflar e inteligência. As descobertas de Scheel mostram que o animal é capaz de reconhecer rostos humanos e interagir com eles, o que é inesperado para uma espécie que não vive em uma sociedade.
No vídeo, David Scheel narra as mudanças na coloração do polvo. “Na noite passada vi algo que nunca havia visto registrado antes”, diz o cientista no vídeo.
Scheel especula que as mudanças de cor durante o sono possam acontecer porque o polvo está sonhando. “Você quase pode narrar o sonho pelas mudanças corporais”, diz o cientista.
Na primeira mudança de coloração, Scheel imagina que o animal está vendo uma presa, como um caranguejo. Em seguida, o polvo fica totalmente escuro. “Eles fazem isso quando saem do fundo do mar”, explica o pesquisador.
A seguir, o polvo fica multicolorido, com manchas pelo corpo. “Isso é uma camuflagem, ela não quer que ninguém a veja”, diz Scheel. “É um incomum ver a cor mudando desse jeito, ver os padrões mudando rapidamente, enquanto ela dorme”.
Últimas notícias

Com pista molhada, três acidentes são registrados no mesmo trecho BR-101 em Colônia Leopoldina

Homem entra armado com faca em hospital e ameaça guarda em Girau do Ponciano

Mulher é ameaçada pelo companheiro cinco dias após dar à luz em Arapiraca
Jomart Atacarejo realiza edição de setembro do tradicional Dia J nesta terça-feira (30)

Homem é preso com crack escondido na descarga do banheiro na cidade de Arapiraca

Homem com deficiência é baleado e fica com projétil alojado nas costas em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
