Órgãos ambientais monitoram situação na foz do rio São Francisco
Nordeste levará décadas para repor danos do óleo derramado
Técnicos de órgãos ambientais monitoram possível agravamento na foz do rio São Francisco. Desde o início da semana as manchas de óleo foram encontradas em praias de Piaçabuçu, na quarta-feira (09) foram avistadas pequenas manchas na região da foz, nessa quinta-feira (10), os técnicos do Instituto do Meio ambiente (IMA), através do Gerenciamento Costeiro, mantém a atenção para caso haja necessidade de medidas de contenção.
Segundo Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, por enquanto será mantido a atenção. “Nós estamos em comunicação permanente com os outros órgãos ambientais existentes em Alagoas e nos outros Estados, mantemos a comunicação também com as prefeituras. Estamos todos em alerta para caso haja a necessidade de medidas para conter o avanço de manchas”, disse.
Sobre a possível instalação de barreiras de contenção, o coordenador disse que serão utilizadas apenas em caso de necessidade. “Se houver o aparecimento de manchas grandes as barreiras poderão ser utilizadas, de modo localizado, para evitar que o produto atinja outros pontos de maiores sensibilidade ao óleo”, comentou Ricardo César.
O relatório atualizado pelo Ibama em 09/10 apresenta o registro de ocorrência de 139 locais afetados, nos nove Estados do Nordeste.
Segundo o documento, em Alagoas apareceram 14 pontos em 10 municípios: Piaçabuçu, Coruripe, Roteiro, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Maceió, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe e Japaratinga. Entretanto, também há relatos de aparecimento de óleo em Jequiá da Praia e Feliz Deserto.
Entre os 22 animais encontrados, afetados pelo óleo ou recolhidos de modo preventivo, três deles estavam em Alagoas, em Feliz Deserto e Coruripe. Todos os três eram tartarugas marinhas, até agora apenas uma delas não resistiu, as outras duas continuam vivas e em recuperação.
Veja também
Últimas notícias
Destroços de helicóptero com cantor Rick são encontrados; não há sobreviventes
Homem pilotando jetski nas ruas do Benedito Bentes viraliza nas redes
Ninho Cineclube promove primeira sessão de cinema para famílias com bebês em Maceió
Casal de idosos se emociona ao encontrar água durante perfuração de poço
Moradores do Clima Bom podem tirar dúvidas sobre regularização fundiária nesta quarta (23)
Homem de 63 anos é ferido com arma branca durante confusão em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
