Meio ambiente

Secretaria de Meio Ambiente assegura que Maragogi não foi atingido por óleo

As nove praias da cidade estão livres do problema ambiental

Por Maurício Silva 10/10/2019 11h11
Secretaria de Meio Ambiente assegura que Maragogi não foi atingido por óleo
Antunes e as outras oito praias de Maragogi não foram atingidas por manchas de óleo - Foto: 7Segundos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi emitiu uma nota pública na noite desta quarta-feira (9) assegurando que as nove praias do município litorâneo não foram atingidas pelas manchas de óleo que já atinge 15 cidades de Alagoas, inclusive na foz do rio São Francisco – em Piaçabuçu, e todos os Estados do Nordeste.

O secretário da pasta, Gabriel Vasconcelos, garantiu que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi continua em estado de alerta máximo com equipes de monitoramento se revezando 24 horas em todo os 22 km litoral maragogiense. A cidade é o segundo polo turístico de Alagoasce recebe nos dias 10,11 e 12 de outubro o II Seminário Nacional de Governança para o Turismo.

A Prefeitura de Maragogi informou que um Gabinete de Crise está em permanente interlocução com a Capitania dos Portos, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Instituto do Meio Ambiente, demais Secretarias ou Departamentos Municipais de Meio Ambiente que integram a Unidade de Conservação Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.

O Gabinete de Crise liderada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente é para que os órgãos possam agir de forma célere e sinérgica na indesejada hipótese do surgimento das manchas de óleo nas praias de Maragogi. Quem encontrar manchas nas praias da cidade, deve ligar para o número: (82) 32962287.

Confira a nota na íntegra:

Nota Pública

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi vem por meio desta Nota Pública reiterar o Comunicado anterior, no sentido de informar à população que até a presente data não foi detectada nenhuma ocorrência do aparecimento de mancha de óleo nas nossas praias, mas, inobstante, continuamos em estado de alerta máximo com equipes de monitoramento se revezando 24 horas em todo o litoral para agir se porventura surja a substância que vem causando um desastre ambiental de proporções ainda não mensuradas, tal a sua magnitude e gravidade.

Aduzimos que foi criado, com base nos Princípios da Precaução, e da Prevenção no âmbito desta Prefeitura Municipal, um Gabinete de Crise, tendo como Ponto Focal esta Secretaria, que está em permanente interlocução com a Capitania dos Portos, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Instituto do Meio Ambiente, demais Secretarias ou Departamentos Municipais de Meio Ambiente que integram a Unidade de Conservação Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, para que possamos agir de forma célere e sinérgica na indesejada hipótese do surgimento das manchas de óleo nas praias de Maragogi e adjacências.

Outrossim, qualquer informação acerca do surgimento das citadas manchas em Maragogi, solicitamos que nos seja informada com a máxima urgência na sede da Secretaria, situada na Rua Governador Afrânio Lages, s/n, Centro, telefone (82) 32962287, ainda através de envio de mensagem eletrônica endereçada ao e-mail: [email protected].

Diante do exposto, tranquilizamos a todos que desejem visitar-nos e usufruir do nosso extenso e incomparável litoral, colocando esta Secretaria de Meio Ambiente ao inteiro dispor para prestar qualquer esclarecimento adicional relacionado ao lamentável incidente, cuja origem e autoria ainda não foram devidamente esclarecidas pelas autoridades competentes.

Maragogi, 09 de outubro de 2019.

José Gabriel Mendes de Vasconcelos Ferreira

Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi