Alagoas Ambiental recebe 61 toneladas de óleo das praias alagoanas
Unidade Metropolitana, em Pilar, é o único local do estado que pode receber esse tipo de material
O óleo coletado nas praias do litoral alagoano começou a ser entregue nesta sexta-feira (11) a Alagoas Ambiental, na Unidade Metropolitana, localizada em Pilar. A Central de Tratamento de Resíduos (CTR), única do estado apta a receber o material, contabilizou o recolhimento de 61 toneladas de óleo.
O transporte do material foi é intermediado pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). As prefeituras de cidades atingidas pelo óleo devem informar ao Governo do Estado a necessidade de recolhimento do material, que repassará o cronograma para a Alagoas Ambiental. Nesta sexta-feira, foram recolhidos resíduos de Feliz Deserto, Piaçabuçu e Coruripe.
De acordo com o engenheiro Marnes Gomes, gerente de operações da Alagoas Ambiental, o material se trata de resíduo de Classe 1, a mesma classificação dada a produtos de origem industrial. "Tudo o que for coletado será depositado na célula que temos para esse tipo de resíduo. É um galpão coberto, com cinco camadas de proteção no solo, o que impede o vazamento de qualquer substância para o lençol freático", explica.
Resíduos de Classe 1 são considerados periculosos, por suas características de inflamabilidade, toxicidade, corrosividade ou reatividade, portanto são os que possuem maior risco ao ambiente. Na Alagoas Ambiental, o material é agrupado e, quando atingir o limite de armazenamento, será selado e completamente vedado para decomposição. Essa é a forma mais eficiente no tratamento desse tipo de resíduo.
Centrais de Tratamento de Resíduos
O Grupo Alagoas Ambiental possui duas Centrais de Tratamento de Resíduos (CTR): Unidade Metropolitana, localizada em Pilar, e Unidade Agreste, localizada em Arapiraca. A empresa é a única do estado que possui licenciamento para CTR. Atualmente, cerca de 70% dos municípios do estado depositam seus resíduos nas duas CTRs, além de empresas privadas de todos os portes.
Veja também
Últimas notícias
Sesau passa a integrar a Rede Nacional de Dados em Saúde
STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação na trama golpista
Filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal Deodoro desaparece em Maceió
Carro faz retorno proibido e colide com viatura da Polícia Militar em Rio Largo
Prefeitura de Maceió instala lixeiras subterrâneas no conjunto Graciliano Ramos
Casal é preso em flagrante por estupro contra a filha de 2 anos em Tanque D'Arca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
