Petrobras diz que petróleo que atinge Nordeste não tem características do pré-sal
A Petrobras afirmou nesta quarta-feira (30) que biomarcadores das amostras de óleo recolhidas nas praias do Nordeste não possuem características compatíveis com os óleos provenientes de reservas do pré-sal.
A empresa explicou que petróleo é formado a partir da matéria orgânica contida em sedimentos depositados há milhões de anos, e que essa matéria orgânica é constituída por restos de microorganismos que viveram em mares ou lagos e apresentam em sua constituição moléculas características que os definem biologicamente e ambientalmente, chamados biomarcadores.
Na nota, a companhia reiterou que análises realizadas pelo centro de pesquisas da empresa comprovaram que o óleo que atinge o litoral do Nordeste desde o início de setembro não é produzido nem comercializado pela companhia.
O diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto, disse na semana passada que óleo que vem afetando as praias do Nordeste é uma mistura de material proveniente de três campos de petróleo da Venezuela.
A Petrobras afirmou ainda que não há nenhuma operação de exploração e produção de petróleo na área onde teria sido visualizada uma mancha, citada em estudos das universidades Federal de Alagoas (Ufal) e Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Mais cedo, um estudo da Ufal havia dito que uma enorme mancha pode ter origem em um vazamento no fundo do mar, mas a Marinha afirmou que a referida mancha visualizada em imagens de satélite não é petróleo.
A Petrobras informou também que um sobrevoo realizado no fim da manhã com representantes do Ibama e da Marinha não foi identificada nenhuma mancha de óleo no entorno de Abrolhos, importante área de preservação ambiental.
Veja também
Últimas notícias
Estudantes da rede estadual participam de maratona de inovação para mulheres
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
Marechal Deodoro receberá 950 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida
Alcolumbre: É ofensivo insinuar que cargos resolvem aprovação de Messias
Motorista sofre AVC enquanto dirige e é salvo por policiais militares na BR-104
Papagaios Chauás serão transferidos para reserva ambiental do Rio Niquim
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
