SMS presta contas dos recursos do SUS no 1º e 2º quadrimestres de 2019
Audiência pública vai acontecer nesta quarta-feira, a partir das 9h, no Plenário Silvânio Barbosa
Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde fazem, nesta quarta-feira (13), prestação de contas dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) relativa ao primeiro e segundo quadrimestres de 2019. O demonstrativo será apresentado durante audiência pública convocada pela Câmara Municipal de Maceió, às 9h, no Plenário Vereador Silvânio Barbosa, em Jaraguá.
A iniciativa é estabelecida por lei federal, que determina os critérios para o rateio e investimentos na área pelo setor público. Segundo a legislação, cabe ao Executivo fazer a apresentação ao poder fiscalizador, no caso, a Câmara.
As audiências são estabelecidas pela Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que regulamenta o § 3º do art. 198 da Constituição Federal para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo.
A apresentação dos números e ações será feita pela diretora de Planejamento e Gestão em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, Sônia Moura.
“Por ser um espaço aberto à população, a audiência pública significa um momento imprescindível e durante o qual as comunidades, através de seus representantes e da população em geral, devem participar”, afirma a técnica, ao destacar que é “o momento de acompanhar a aplicação dos recursos pela pasta da saúde, saber quais foram as prioridades no período”.
A partir das informações repassadas, os usuários do sistema vão poder cobrar mais investimentos ou o redirecionamento de recursos. “Ninguém melhor do que os próprios usuários do sistema para apontarem as necessidades e demandas de seus bairros neste setor vital”, completa.
Veja também
Últimas notícias
Inmet emite três alertas de baixa umidade para diversos municípios de Alagoas
Foragido da Justiça de Sergipe por sequestro e cárcere é preso em Maceió
Mulher é presa por tráfico de drogas em ponto de vans no Centro de Arapiraca
Hemoal levará equipe itinerante para coletar sangue em Coruripe nesta quinta (5)
Prefeitura de Maceió leva iluminação azul a viadutos e à Avenida Sílvio Vianna
Justiça concede liberdade provisória a suspeito de matar mulher a facadas em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
