Governador entrega estrada e garante novas obras para o turismo de União dos Palmares
Para estruturar ainda mais a atividade turística no município, Renan Filho anuncia as reformas da rodoviária e das casas de Jorge de Lima e Maria Mariá

O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguraram, na manhã desta quinta-feira (14), a estrada de acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares, a 80 km de Maceió. A pavimentação da via atende a uma reivindicação antiga do movimento negro, do trade turístico alagoano e dos moradores do município, localizado no Vale do Mundaú.
A estrada possui 7,5 quilômetros de extensão, constituída de asfalto (5km) e paralelepípedo (2,5 km). A obra contou com investimento de R$ 8,4 milhões do Governo do Estado. Foram instalados, ainda, drenantes, passeios e pórticos, além da sinalização horizontal, vertical e turística.
Para comemorar a entrega da obra, a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) promoveu a corrida "Descendo a Serra", da qual participaram mais de 200 pessoas, inclusive o governador, que suou a camisa para completar os 5 km de prova. "Fazer a obra foi duro, difícil, mas descer a Serra correndo foi muito mais", comparou Renan Filho, ao final da corrida.
"Hoje eu vim suar a camisa de novo para fazer uma homenagem a Zumbi dos Palmares, maior defensor da liberdade, contra a escravidão, uma das maiores referências do nosso estado, do nosso país e da humanidade", completou.
A obra foi executada pela Secretaria de Estado Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), por meio do programa Pró-Estrada. A ordem de serviço foi assinada por Renan Filho em 20 de novembro de 2017, Dia da Consciência Negra, quando a Serra da Barriga recebeu a certificação de Patrimônio Cultural do Mercosul. "Agora vamos trabalhar para tornar a Serra da Barriga Patrimônio da Humanidade, porque há poucas áreas tão importantes como essa no mundo", observou.
Renan Filho garantiu que vai recuperar a Casa do Poeta Jorge de Lima e de Maria Mariá, bem como a rodoviária de União dos Palmares. Segundo ele, essas obras são fundamentais para estruturar o município e desenvolver o turismo.
"Duas coisas serão divisores de água para essa região: a construção da estrada de acesso à Serra da Barriga e a venda pela CVC, maior operadora da América Latina, de pacotes turísticos para União dos Palmares", disse Renan Filho, ao recordar o acordo firmado, recentemente, para a venda do passeio à Serra da Barriga nas lojas da operadora espalhadas pelo país.
Em seu discurso, Renan Filho voltou a defender a mudança da sede da Fundação Cultural Palmares, localizada em Brasília (DF), para União, além da construção do Museu da Cultura Afronacional no município. A Fundação administra, na Serra da Barriga, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que recebe mais de 10 mil visitantes durante o novembro, mês da Consciência Negra.
O prefeito de União dos Palmares, Areski de Freitas, o "Kil", afirmou que o desafio agora é preparar a cidade para receber bem os turistas. "A Serra da Barriga é um diamante negro que precisava ser lapidado. E a primeira ação de lapidação desse diamante para gerar frutos à nossa cidade foi a construção da estrada. Esse acesso foi requisitado por vários prefeitos a inúmeros governadores e o único que se sensibilizou em fazer essa estrada foi o governador Renan Filho", agradeceu Kil.
"Essa obra é fundamental para história do Quilombo dos Palmares e de União, não só na perspectiva econômica, mas, principalmente, na perspectiva histórica", completou o pesquisador, historiador e ativista do movimento negro Zezito de Araújo.
Vânia Ferreira Costa, 54 anos, mora à margem da estrada que dá acesso à Serra da Barriga, bem próximo da divisão entre o asfalto e o pavimento em paralelepípedo. Ela revela que a movimentação de visitantes já se elevou desde que a estrada ficou pronta.
"Até que enfim essa estrada saiu. Eu não esperava que um dia isso fosse acontecer. Para os turistas vai ser bom demais e pra mim também, porque eu vendo as minhas coisinhas aqui: refrigerante, cerveja, lanche, almoço. Tem bastante movimento e espero que continue assim", festejou Vânia, refestelada na cadeira de balanço instalada no alpendre da casa, de onde assistia à corrida.
Além da inauguração da estrada, o dia festivo também foi marcado pela entrega de uma nascente recuperada na Serra da Barriga - a Fonte Dandara - e de um chafariz, que serve de atrativo turístico. As benfeitorias fazem parte do Programa de Recuperação de Nascentes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
