Hospital Universitário promove ação para detecção de câncer de pele
Atendimento acontecerá neste sábado (07), das 09h às 14h

Em comemoração ao Dezembro Laranja, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) realiza, neste sábado (07), uma ação com o objetivo de colaborar na prevenção e diagnóstico do câncer de pele. O atendimento, que é gratuito e aberto ao público, acontecerá das 09h às 14h, na instituição. As senhas serão entregues a partir das 08h. Pessoas com suspeita de câncer de pele ou que estão expostas a fatores de riscos para o aparecimento da doença podem buscar o serviço. Em caso de suspeita de tumor, o assistido será encaminhado para consulta no próprio HU, no intuito de investigar o caso.
A coordenadora da campanha do câncer de pele, Luiza Fernandes, que também é docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), diz que o Dezembro Laranja é importante para a conscientização da população sobre a prevenção do câncer de pele. “A iniciativa é um alerta sobre os sinais de câncer de pele para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura na grande maioria dos casos”, pontua. A coordenadora salienta que é possível reduzir o número de casos desse câncer com medidas preventivas simples, como uso de chapéu, óculos escuros e filtros solares.
O câncer de pele é o mais frequente no Brasil, com mais de 180 mil casos diagnosticados por ano, sendo que as mulheres são as mais acometidas pela doença. Na região Nordeste, o tumor é o segundo mais incidente no país.
Fatores de risco
Pintas que mudam de cor ou coçam, lesões com sangramento fácil podem ser sinais de câncer de pele. Pessoas com histórico familiar, pela clara, sardas e cabelos claros e que se expõem muito ao sol, dentre outros fatores, estão mais propensas ao desenvolvimento dessa doença.
Dezembro Laranja
O Dezembro Laranja é uma campanha realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), no intuito de combater o câncer de pele. Neste ano, a temática abordada é “Um sinal pode ser um câncer”. ?
Veja também
Últimas notícias

Jovem é executado dentro de casa no bairro Clima Bom, em Maceió

Prefeito Eduardo Bulhões recebe representante de moto clube e confirma realização do 7º Moto Fest em Santana do Ipanema

Alfredo Gaspar lembra tragédia da Braskem em Maceió e faz apelo contra PL do Licenciamento Ambiental

Festival da Liberdade e Juventude bate recorde de público e se consagra como um dos maiores eventos de Alagoas

Prefeitura de Porto Real do Colégio manifesta preocupação com qualidade da água ofertada à população
Secretaria de Saúde orienta sobre importância da vacinação contra o vírus da rubéola
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
