Dezembro Vermelho leva ações de prevenção para o Centro
As ações acontecem desde 10 de novembro e prosseguirão até 18 de dezembro.
Dando continuidade às ações do Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta contra o HIV e Aids, a Gerência de Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta segunda-feira (9), uma mobilização no calçadão do Comércio, Centro de Maceió. A ação ocorreu em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).
Durante a manhã, a população que passou pelo local contou com a realização de testes rápidos para detectar HIV, Aids e Hepatites B e C. Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo e o método utilizado permite que em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.
“Trabalhamos com equipes de saúde preparadas para acolher e aconselhar a todos os pacientes, em especial, àqueles detectados com sorologia positiva, que necessitam de suporte psicológico e encaminhamentos adequados”, destacou a gerente do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Tereza Carvalho.
A ação contou também com um bate-papo com a camisinha influencer, Milka Freitas, que conversou sobre a importância do uso do preservativo para a prevenção de doenças e entregou preservativos femininos e masculinos para a população.
Tereza Carvalho, gerente do Programa de IST/Aids e HV da SMS, afirmou, ainda, que o objetivo das ações que vem sendo desenvolvidas ao longo do mês é sensibilizar a população sobre mecanismos de prevenção e diagnóstico do HIV e da Aids. “O papel e o esforço de toda a rede de diagnóstico do HIV tem sido relevante, mas se faz necessário ampliar continuamente as ações de prevenção, principalmente junto às população-chave que são os homens que fazem sexo com outros homens, travestis, transexuais, profissionais do sexo, gays e usuários de álcool e outras drogas”, explicou.
Dezembro Vermelho
Em Maceió, a campanha foi instituída pela Lei Municipal 6693/17, que visa ampliar a visibilidade da luta contra a Aids. As ações acontecem desde 10 de novembro e prosseguirão até 18 de dezembro, intensificando atividades com os movimentos sociais e ONGs que trabalham na causa.
Últimas notícias
Suspeito de participar do tráfico de drogas em Maceió é morto na Cidade Universitária
Carreta colide com oito veículos e deixa cerca de 10 feridos em Santa Catarina
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Moraes manda notificar Gilvan da Federal na Câmara por injúria contra general
Prefeito Dani Vasconcelos anuncia pagamento de salários nesta sexta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
