Avião da Força Aérea do Chile desaparece com 38 pessoas a bordo
Aeronave, um C-130 Hércules, seguia rumo a uma base chilena na Antártica
A Força Aérea do Chile (FACh) informou na madrugada desta terça-feira (10) que uma aeronave com 38 pessoas a bordo está desaparecida. O avião C-130 Hércules da instituição fazia um voo de Punta Arenas para a Antártica na segunda-feira (9).
O paradeiro da aeronave é desconhecido, e equipes de busca tentam localizá-la.
O avião partiu da cidade de Punta Arenas às 16h55 (horário local e de Brasília) e perdeu contato com a base de controle às 18h13.
Das 38 pessoas a bordo, 17 eram tripulantes e 21 eram passageiros, dos quais 15 são da Força Aérea chilena, três são militares do Exército e três são civis (duas pessoas da empresa de engenharia Inproser e uma da Universidade de Magallanes).
Os nomes foram divulgados na terça-feira (10) pela Força Aérea.
Quando desapareceu, o avião estava a 700 km de Punta Arenas e a 500 km de seu destino na Antártica, detalhou o diretor de Imprensa e Operações da Força Aérea do Chile, general Francisco Torres.
A autonomia de voo da aeronave expirou no início da madrugada desta terça, e esse motivo levou a FACh a considerar o C-130 Hércules "sinistrado".
"O avião é considerado 'sinistrado' porque a autonomia do voo terminou à 0h40. Supõe-se que o avião ficou sem combustível e, portanto, não está mais voando", disse Torres.
As condições meteorológicas estavam boas no momento em que a aeronave desapareceu.
Após o comunicado oficial sobre a perda de contato com o avião, equipes de resgate partiram para operação de busca e salvamento na região de Magallanes, no sul do Chile.
Navios mercantes que estão na área foram chamados para ajudar na busca. Também foi informado que a Força Aérea do Uruguai colocou um Hércules para auxiliar nas buscas.
Ao todo, estão participando dois navios mercantes, dois das forças armadas, 13 aviões e três satélites.
O avião levava apoio logístico rumo à Base Aérea Antártica Presidente Eduardo Frei Montalva. A equipe a bordo faria revisão do oleoduto flutuante que há no local e participaria de uma ação para um tratamento anticorrosivo das instalações no local.
Presidente chileno
O presidente do Chile, Sebastian Piñera, e os ministros de Interior e da Defensa, Gonzalo Blumel e Alberto Espina, respectivamente, embarcaram para Punta Arenas para monitorar a situação de perto.
Marinha brasileira
A Marinha do Brasil divulgou nesta terça-feira (11) que enviou o navio polar Almirante Maximiano à região onde o avião pode ter caído.
O navio tem uma tripulação de 54 pessoas e dois helicópteros, de acordo com o site da Marinha.
Veja também
Últimas notícias
Vorcaro pediu para Sicário 'moer' empregada de atriz Monique Alfradique, diz PF
STF aguarda explicações de Bolsonaro sobre arma apreendida em blitz
STF retoma nesta quarta (17) julgamento para definir regras sobre big techs
Governo retira urgência de projeto sobre 6x1; entenda próximos passos
Leonardo Dias volta a cobrar funcionamento do HC Pet dois meses após "inauguração"
Vereadores de Porto Calvo declaram apoio à pré-candidatura de Renan Filho
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
