Governo entrega UPA Tabuleiro neste sábado (14) e amplia serviços de saúde
Unidade tem capacidade para atender mais de 10 mil pessoas ao mês
Maceió ganha mais um equipamento de saúde que irá atender a população do Tabuleiro do Martins, bairro localizado na parte alta da capital, com população estimada em 64.755 habitantes. A UPA Tabuleiro Galba Novaes de Castro será inaugurada neste sábado (14), pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.
A unidade será entregue às 10h e representa mais um reforço na assistência à saúde dos moradores do bairro e adjacências, como Santa Lúcia, Clima Bom, Santos Dumont, Cidade Universitária, Fernão Velho, Village Campestre, Santa Amélia e Forene, além dos municípios próximos, como Rio Largo, Santa Luzia, Pilar e Satuba.
A UPA Tabuleiro foi construída com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da pobreza (Fecoep), em investimentos na ordem de R$ 5 milhões. A previsão é de que sejam atendidos 350 usuários do sistema de saúde por dia, num total de 10.500 mensalmente.
À frente da Sesau, Alexandre Ayres explica que a entrega de mais uma UPA apresenta-se como uma nova comprovação do Governo de Alagoas em reestruturar a rede hospitalar em Alagoas, principalmente quando a população contemplada com este serviço utiliza é usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A UPA construída na parte alta de Maceió é do tipo III com funcionamento de 24 horas, assegurando os primeiros atendimentos aos usuários. A Unidade de Pronto Atendimento possui 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência. Terá, ainda, especialidades como pediatria, clínica geral, ortopedia e odontologia, que funcionarão nos seis consultórios. Esta nova entrega é a demonstração de que o Governo de Alagoas segue firme com o objetivo de aproximar os serviços de saúde a quem mais necessita”, destaca Alexandre Ayres.
Os investimentos em saúde pública são extensivos em todo o Estado. Em outubro, a Sesau entregou o Hospital da Mulher Nise da Silveira, em Maceió. Em novembro, o governo colocou em funcionamento a UPA do Jacintinho. Outras obras, a exemplo do Hospital Metropolitano, na capital; Regional do Norte, em Porto Calvo; Regional da Zona da Mata, em União dos Palmares; e Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia, estão em andamento.
Projeções para saúde – Antes de inaugurar a UPA Tabuleiro, o secretário Alexandre Ayres e o governador Renan Filho foram até a unidade, situada na Avenida Durval de Góes Monteiro, para uma visita técnica ao equipamento.
No local, o titular da Saúde em Alagoas fez questão de ressaltar que mais duas UPAs serão construídas na capital, a partir do próximo ano, sendo uma delas na Chã da Jaqueira. Para 2020, projeta-se também, segundo Alexandre Ayres, a assinatura para construção do Hospital da Criança e entrega do Hospital Metropolitano, localizado na Via Expressa.
Veja também
Últimas notícias
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Moraes manda notificar Gilvan da Federal na Câmara por injúria contra general
Prefeito Dani Vasconcelos anuncia pagamento de salários nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto homenageia bombeiros após resgate de adolescente e pai em Jacarecica
Cibele Moura acompanha posse de lideranças do turismo e defende políticas públicas para o crescimento do setor
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
