Governo inaugura UPA do Jacintinho nesta sexta (1°) e reforça assistência aos usuários
Cerimônia ocorre às 10h, no Ladeirão do Óleo, onde a unidade está localizada
O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, inauguram, nesta sexta-feira (1º de novembro), às 10 horas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho, em Maceió. Localizada no Ladeirão do Óleo, a estimativa é de que o equipamento beneficie 162.401 habitantes do bairro e de localidades do entorno, reforçando a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital.
A nova UPA foi construída com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), da ordem de R$ 5 milhões, e terá capacidade para atender 10.500 usuários por mês, sendo 350 por dia. A implantação faz parte da política do Governo de Alagoas de investir na construção de novas unidades de saúde, beneficiando a população alagoana atendida pelo SUS.
“A construção da UPA do Jacintinho faz parte do maior conjunto de investimentos em saúde pública da história de Alagoas, feito com recursos próprios, e que contempla, ainda, a implantação de cinco hospitais, um deles já entregue e em funcionando, que é o Hospital da Mulher. Nos próximos meses, vamos inaugurar o Metropolitano, em Maceió, e seguir com o calendário de entrega dos regionais do Norte, em Porto Calvo; da Mata, em União dos Palmares; e do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia; cada um deles com 123 leitos”, citou Renan Filho.
A UPA do Jacintinho é do tipo III e vai funcionar 24 horas, assegurando atendimento intermediário entre a Atenção Básica e Média e Alta Complexidade. A unidade possui 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência, além de dispor das especialidades de pediatria, clínica geral, ortopedia e odontologia, divididas em seis consultórios médicos.
Serão ofertados à população os serviços de classificação de risco, sala de nebulização, sala de gesso, laboratório, exames de raios-x e eletrocardiograma. Até o final deste ano, o Governo de Alagoas vai entregar a UPA do Tabuleiro, que foi construída no prédio do antigo Ambulatório 24 Horas Assis Chateaubriand.
Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, Alagoas está vivenciando um momento de reestruturação da rede hospitalar e ampliação dos atendimentos.
“Inauguramos o Hospital da Mulher, que está em pleno funcionamento. E, pouco mais de 30 dias após a entrega do hospital, iremos entregar a UPA do Jacintinho. O Governo de Alagoas investe para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. Somente esta UPA vai beneficiar mais de 162 mil pessoas”, destacou.
Jacintinho – O bairro do Jacintinho está inserido no 5° Distrito de Saúde e possui uma população de 86.514 habitantes. No bairro, existem duas unidades da rede estadual de saúde, o Ambulatório 24 horas João Fireman (que será desativado e seus funcionários irão atuar na UPA do Jacintinho) e o Módulo Odontológico Raimundo Marinho.
A UPA do Jacintinho também beneficiará os moradores do Feitosa, Barro Duro, São Jorge e Serraria. Os serviços também são extensivos aos moradores do I e VIII Distritos de Saúde, que são Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma, Jacarecica e Cruz das Almas
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
