Iluminação de natal em Maceió: selfies de madrugada e destaque internacional
Natal dos Folguedos fez sucesso na internet e com imprensa especializada
Praias, festas de réveillon, piscinas naturais e mais. Maceió é vendida como a cidade do verão, o caribe brasileiro e, recentemente, foi eleita a mais bonita cidade natalina do Brasil.
O destaque veio pelo portal de turismo argentino Intriper, um dos grandes divulgadores de destinos turísticos. A reportagem trouxe imagens da decoração natalina na Orla de Maceió, com destaque para iluminação que tem atraído inúmeros turistas e maceioenses.
Além da imprensa especializada, as luzes natalinas foram destaque no Twitter e Instagram. Os próprios moradores enfrentam filas gigantes para estacionar o veículo, conseguir descer e fazer a foto perfeita.
Por causa da quantidade de veículos circulando, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) precisou reforçar monitoramento nas vias da região para proporcionar maior fluidez
Um dos pontos mais “instragramaveis” é o túnel de natalino. É só colocar a localização “Orla da Ponta Verde” no Instagram que aparecem diversas fotos no local, algumas mais irreverentes que outras e até ensaios fotográficos.
E com a chegada do fim de tarde, os turistas já começam a lotar os bairros Pajuçara e Ponta Verde e fica difícil tirar uma foto sozinho. Com isso, tem gente prefere visitar a decoração durante a madrugada. É o caso da empresária e atriz Bárbara Baptista.
Ela e a fotógrafa Gabriela Fuschini fizeram um ensaio fotográfico por volta das 2h da manhã no túnel natalino.
“Queria fazer fotos pra experimentar a luz. Comentei com uma amiga fotógrafa e juntamos o útil ao agradável. Eu queria fotos no túnel pra ver as possibilidades de brincar com a luz”, explicou.
Bárbara contou que, apesar ter ido de madrugada, encontrou com outras pessoas visitando a decoração.

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Jair Galvão, atribui o sucesso a identidade do natal da capital alagoana, o Natal dos Folguedos.
“A mistura de experiência autentifica, somando aos encantos do tema natalino, cria a atmosfera perfeita. O Natal dos Folguedos só existe aqui porque o Guerreiro, Pastoril e Bumba meu Boi são nossos. Os folguedos são autênticas histórias natalinas de Alagoas”, disse.
Jair Galvão explicou que o período natalino foi adotado como estratégia de antecipação da temporada turística.
“Em Gramado (RS), a temporada começa em outubro e vai até dezembro e janeiro. A nossa estratégia foi criar um novo produto turístico, diferente do Natal Luz. Na terceira edição, o Natal dos Folguedos já saiu no programa da Ana Maria Braga e no Jornal Hora 1. Alguns operadoras já vendem pacotes com o tema e Maceió foi eleita como a cidade mais bela do período natalino por alguns blogs”, contou.

Natal dos Folguedos
Foram instalados 7.300 metros de pisca-pisca, dois mil metros de mangueiras decorativas, 950 projetores de LED, uma árvore de 20 metros e duas de 10 metros, dois portais, 258 ornamentos de postes e inúmeros ornamentos de chão espalhados na cidade.
Além dos principais pontos turísticos de Maceió, os bairros da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, também há decoração no Jacintinho, Jaraguá, Benedito Bentes e outros pontos.
A Praça Multieventos também tem abrigado atrações como a projeção mapeada, com vídeos com diversas cenas em animação da cultura alagoana; apresentações de Coco de Roda, Pastoril, Bumba meu Boi e o Cortejo de Natal dos Folguedos.

Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
