Cortejo cultural encerra programação do Natal dos Folguedos na capital
O segundo cortejo será realizado neste domingo (22), a partir das 17h, na orla marítima.
Após o sucesso do cortejo que deu início à terceira edição do Natal dos Folguedos, no dia 24 de novembro, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), prepara um novo desfile de grupos culturais para encerrar a programação das festividades de fim de ano da capital. O segundo cortejo será realizado neste domingo (22), a partir das 17h, na orla marítima.
Nesta segunda edição, o cortejo será iniciado na Praça Multieventos e sairá em direção ao antigo Alagoinhas. Às 17, na Praça Multieventos, Irina Costa, Mácleim, Chau do Pife, o Coral do Instituto Federal de Alagoas (Coreftal) e o Baque Alagoano irão apresentar a música Senhora dos Prazeres, que será interpretada, mais uma vez, pela atriz alagoana Waneska Pimentel.
Logo após, a padroeira de Maceió será saudada pela Cavalhada Centenária de Chã Preta, que irá iniciar o cortejo ao lado da banda de pífanos do Mestre Bia, antecedendo o carro alegórico que irá conduzir integrantes dos grupos de guerreiro São Pedro Alagoano, Vencedor Alagoano, Mensageiro de Padre Cícero e Campeão Vencedor de Anadia.
Depois da passagem da banda da Guarda Municipal de Maceió, desfilará a ala do coco de roda com a participação dos grupos Mandacaru, Miudinho, Los Coquitos, Estrela Alagoas, Ganga Zumba, Raízes Nordestinas, Xodó Nordestino, Reis do Cangaço, Paixão Nordestina, Xique-Xique, Catolé, Reviver, Pisa na Fulô, Sensashow, Flor de Mandacaru, Tentação, Barreiros de Alagoas, Embolada, Gira Flor e da Escola Luís Pedro IV.
O coletivo AfroCaeté acompanhará a ala dos cocos, antecedendo o carro alegórico do patrimônio vivo e a ala dos folguedos, que contará com a participação da banda de pífanos Flor do Nordeste, baianas Mensageiras de Santa Luzia, baianas Ganga Zumba, baianas do Pontal, Baianas Flor do Bairro, baianas Voltam a Sorrir, Taieiras Alagoanas, Cirandeiras Alagoanas e Mané do Rosário.
Na sequência, o cortejo contará com a participação da banda fanfarra do Benedito Bentes e da ala junina, que mostrará o brilho das quadrilhas Santa Fé, Brilho Lunar, A Fazendinha, Balancear, Sanfona do Rei, Falamansa, Flor de Chita, Dona Dadá, Luar do Sertão, Santa Fé, Raiar do Sol, Roda de Fogo, Amor da Juventude, Rosa dos Ventos Alagoana e Xodó e Chamego.
Após a passagem do grupo Afro Dendê, desfilará o carro alegórico Nau Catarineta, que irá conduzir o Fandango do Pontal e a Chegança Silva Jardim, de Coqueiro Seco, e anteceder o carro alegórico do pastoril, que terá a participação dos grupos Coração de Jesus, Estrela de Belém, Estrela Dourada, Mensageiros de Fátima, Nossa Senhora Mãe dos Homens e Recordar é Viver.
A penúltima ala do cortejo é a da cultura afro-brasileira, que contará com os grupos de afoxé Odo Iyá e Ofá Omin, com o samba de roda K’Posú Betá e com os maracatus Baque Alagoano e Raízes da Tradição.
A ala dos bois encerrará o desfile com a participação dos grupos Lacrau, Tigre, Cobra Negra, Vingador, Águia, Águia de Ouro, Diamante, Pérola, Força Bruta, Treme Terra, Fênix, Águia Dourada, Bumbá Alagoano, Axé, Dragãozinho, Guerreiros da Vila, Kimera, Trovão e Cão de Raça.
A novidade desta segunda edição do cortejo é a participação do professor de dança Mineirinho de Maceió, que conduzirá o público aos movimentos espontâneos e divertidos da dança solta. A segundo cortejo do Natal dos Folguedos irá incorporar aos desfile 95 grupos ligados à cultura popular alagoana.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
