Instituto de Identificação altera forma de pagamento da 2ª via do RG
Com a guia em mãos, o usuário poderá se dirigir a qualquer lotérica ou banco conveniado, inclusive serviços de internet bank para efetuar o pagamento
Um levantamento feito pelo Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas constatou a emissão da taxa para emissão da 2ª via do RG como a principal dificuldade do usuário da rede de postos. Muitas vezes, o usuário paga e não comparece a uma das unidades para solicitar seu documento.
Para resolver essa questão e facilitar ainda mais a vida do usuário, a Superintendência do Instituto de Identificação alterou o processo para pagamento da taxa de R$ 26,97 (vinte e seis reais e noventa e sete centavos) referente à emissão da 2º via. A partir de agora, não será mais obrigatória à apresentação do Documento de Arrecadação de Receita (DAR/CB) já pago para solicitar o seu RG.
Roney Presbítero, superintendente do órgão, esclareceu que a taxa será impressa e entregue ao usuário no guichê, após todo procedimento de abertura para aquisição da segunda via do RG. A alteração do serviço que visa garantir maior comodidade e agilidade no atendimento ao usuário ocorrerá em todos os postos que compõem a rede do Instituto de Identificação.
“Agora o usuário irá até um dos nossos postos com os documentos necessários para dá entrada na segunda via. O atendente fará a coleta das suas digitais, da imagem da face e assinatura, e no final do atendimento irá imprimir e entregar para o solicitante a taxa referente à segunda via do RG para pagamento”, explicou o gestor.
Com a guia em mãos, o usuário poderá se dirigir a qualquer lotérica ou banco conveniado, inclusive serviços de internet bank para efetuar o pagamento. Roney explicou que com a modernização e integração dos sistemas da Secretaria da Fazenda de Alagoas e do Instituto de Identificação, após a confirmação da compensação do pagamento, o RG é impresso e entregue ao usuário solicitante.
Os postos do Instituto de Identificação funcionam de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. Os endereços das unidades estão disponíveis no site da Perícia Oficial (www.pericialoficial.al.gov.br) e no Guia de Serviços do Estado de Alagoas (www.servicos.al.gov.br).