Escrivães e policiais civis reivindicam presença de delegados em procedimentos na DHC
Em ofício encaminhado terça (07), eles se referem a lavratura de flagrantes e realização oitivas e peticionamentos
Escrivães e agentes da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) encaminharam à coordenadora interina da delegacia, Rosimeire Vieira ofício informando decisão da categoria em não executar procedimentos sem a presença de um delegado. Em outras palavras, tarefas como a lavratura de flagrantes, realização de oitivas e peticionamentos, que são atribuições dos delegados de polícia, não serão mais executadas pelos agentes sem acompanhamento na referida delegacia.
Conforme ofício, a resolução faz parte das ações do Movimento de Valorização dos Agentes e Escrivães da Polícia Civil e atende o que está disposto no Estatuto da Polícia Civil do Estado de Alagoas e também o Código de Processo Penal, que no artigo 6º define as atribuições da autoridade policial, entre elas se dirigir pessoalmente ao local de ocorrência do crime, colher provas, ouvir as partes envolvidas, entre outras coisas.
Os escrivães anexaram até mesmo uma Instrução Normativa do Conselho Superior da Polícia Civil, assinada em 2017 pelo presidente da entidade, Paulo Cerqueira, que é também delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas. Conforme o documento, os delegados não podem ordenar seus subordinados a executar tarefas que são de sua exclusiva competência e que a Delegacia Geral deve ser informada de "qualquer conduta de que tenha conhecimento e que, teoricamente, caracterize a usurpação de função pública praticada por servidor policial".
O documento afirma ainda que "Agentes e Escrivães de Polícia Civis e demais servidores: abstenham-se da prática de atos privativos da autoridade policial, sob pena de incorrerem, em tese, na prática de crime". E informa também que o descumprimento das normas levará os agentes e escrivães a responderem procedimentos disciplinares e criminais.
A reportagem tentou entrar em contato com a delegada Rosimeire Vieira, por meio do telefone da DHC, mas não conseguiu falar com ela.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso com drogas e R$ 8 mil em espécie no bairro Clima Bom em Maceió
Prefeito Felipe Jatobá entrega 300 óculos a alunos da rede municipal
Em derrota histórica, Senado rejeita indicação de Jorge Messias para o STF
Homem é preso suspeito de tentativa de homicídio por causa de uma fotografia em Santana do Ipanema
Hemoal faz coletas externas de sangue em Coruripe e Penedo nesta quinta-feira
Domingão com Huck bota pilha em treta de Lívia x Milena: “Não prestam”
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
