Escrivães e policiais civis reivindicam presença de delegados em procedimentos na DHC
Em ofício encaminhado terça (07), eles se referem a lavratura de flagrantes e realização oitivas e peticionamentos
Escrivães e agentes da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) encaminharam à coordenadora interina da delegacia, Rosimeire Vieira ofício informando decisão da categoria em não executar procedimentos sem a presença de um delegado. Em outras palavras, tarefas como a lavratura de flagrantes, realização de oitivas e peticionamentos, que são atribuições dos delegados de polícia, não serão mais executadas pelos agentes sem acompanhamento na referida delegacia.
Conforme ofício, a resolução faz parte das ações do Movimento de Valorização dos Agentes e Escrivães da Polícia Civil e atende o que está disposto no Estatuto da Polícia Civil do Estado de Alagoas e também o Código de Processo Penal, que no artigo 6º define as atribuições da autoridade policial, entre elas se dirigir pessoalmente ao local de ocorrência do crime, colher provas, ouvir as partes envolvidas, entre outras coisas.
Os escrivães anexaram até mesmo uma Instrução Normativa do Conselho Superior da Polícia Civil, assinada em 2017 pelo presidente da entidade, Paulo Cerqueira, que é também delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas. Conforme o documento, os delegados não podem ordenar seus subordinados a executar tarefas que são de sua exclusiva competência e que a Delegacia Geral deve ser informada de "qualquer conduta de que tenha conhecimento e que, teoricamente, caracterize a usurpação de função pública praticada por servidor policial".
O documento afirma ainda que "Agentes e Escrivães de Polícia Civis e demais servidores: abstenham-se da prática de atos privativos da autoridade policial, sob pena de incorrerem, em tese, na prática de crime". E informa também que o descumprimento das normas levará os agentes e escrivães a responderem procedimentos disciplinares e criminais.
A reportagem tentou entrar em contato com a delegada Rosimeire Vieira, por meio do telefone da DHC, mas não conseguiu falar com ela.
Veja também
Últimas notícias
Muda de Ipê recém plantada no novo Mirante da Santa Amélia é furtada
DMTT reordena circulação veículos pesados no entorno do Mercado da Produção
Cabo Bebeto é o único parlamentar estadual de Alagoas presente em caminhada rumo a Brasília
Maragofé 2026 inicia nesta quinta-feira (22) com muita evangelização no Litoral Norte
Renan Filho cumpre agenda em Maceió e acompanha cerimônia do Minha Casa, Minha Vida com Lula
Bloco MaragogiON anuncia 3ª edição consecutiva e promete o maior desfile da história em 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
