Fatalidade

Pai e filho empresários no Brasil morrem em fossa de porcos em Portugal

Empresário nascido em Portugal e seu filho tinham negócios na Europa e no Brasil

Por Uol Notícias 03/02/2020 15h03
Pai e filho empresários no Brasil morrem em fossa de porcos em Portugal
Propriedade rural em Portugal onde morreram um empresario e seu filho em fossa de porcos - Foto: Reprodução

O empresário Rui Duarte Cordeiro, 50, seu filho Gonçalo Pereira Duarte, 30, e um funcionário não identificado morreram no sábado (1º) após caírem em uma fossa de dejetos de porcos em Portugal. Outro filho do empresário, Rafael Cordeiro, 20, foi resgatado com vida e está internado em estado grave no Hospital de Santarém. A Polícia Judiciária de Leiria, em Portugal, abriu inquérito para investigar as mortes.

Rui Cordeiro, nascido em Portugal, tem negócios no Brasil: ele e a família são proprietários da empresa Palmito da Fazenda, com sede em Registro, na região do Vale do Ribeira (SP). Ele também era proprietário das empresas Captágua, Tubofuro e do hotel Lisotel, localizados em Ortigosa, em Leiria. Era casado com a brasileira Simone Cordeiro, natural da cidade de Registro.

Fossa tem seis metros de profundidade

Os trabalhos de retirada dos corpos do fundo da fossa, um reservatório com seis metros de profundidade e dois de diâmetro, levaram mais de quatro horas, segundo informações do Corpo de Bombeiros da Chamusca (Portugal). O local tem uma criação de porcos

O comandante da corporação, Rui Saramago, disse em entrevista a uma TV local, que ainda não é possível precisar o que provocou o acidente. Mas que, provavelmente, as vítimas morreram por asfixia e por inalação de gases tóxicos (metano) provenientes dos dejetos depositados no poço.

Rafael foi encontrado ainda com vida e encaminhado ao hospital de Santarém. Por conta da gravidade dos ferimentos, ele está sendo mantido em coma induzido e está em observação.

Filho mais velho morava no Brasil

Participaram dos trabalhos de resgate 26 homens e 10 viaturas dos Bombeiros, como também homens da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Gonçalo Pereira Duarte, o filho mais velho, morava no Brasil e trabalhava nos negócios que o pai mantinha em Registro. Sob seu comando, estão as empresas Grupo Poçagua Poços Artesianos e a empresa Palmito da Fazenda, que já manifestou publicamente, nas redes sociais, pesar pela morte dos empresários e informou que a loja permaneceria fechada, por conta do luto, neste domingo (2).

De acordo com informações obtidas pela imprensa portuguesa, Rui e os filhos estariam ajudando a resgatar um funcionário que teria caído na fossa, quando ocorreu o acidente. A família de Gonçalo possui um alojamento rural na propriedade onde houve o acidente, a Herdade da Galega, onde explora a criação de suínos.

A propriedade foi comprada pelo pai, há 15 anos e ocupa cerca de mil hectares. Este era um dos vários investimentos de Rui Cordeiro, que tinha também negócios no Brasil na área da criação de gado.

Produção de palmito e queijo de búfala

Em Registro, Gonçalo tornou-se conhecido por ser o primeiro empresário a implementar na região modelos europeus de gerenciamento e administração do cultivo de palmito orgânico, com aproveitamento de quase 100% dos rejeitos na criação de búfalos para a produção de leite, queijo e derivados. Tanto os palmitos quanto os laticínios são comercializados na Loja da Palmito da Fazenda, que fica às margens da BR 116, no bairro Capinzal.

Amigos e familiares se manifestaram nas redes sociais sobre o trágico incidente. Amigo da família, o advogado Hérik Chaves fez um post público lamentando a morte dos empresários.

"Estamos arrasados com a notícia do precoce falecimento de nossos amigos Rui Duarte Cordeiro e Gonçalo Pereira Duarte. Deus ajude a família nesse momento difícil, condolências e nossos sinceros sentimentos à dra. Simone Cordeiro, filhos e familiares. Acreditaram no Brasil e no Vale do Ribeira. Ficarão para sempre em nossas lembranças e corações."

"Grande homem! Ainda tive o prazer de fazer uma festa nesta herdade em agosto onde se juntavam várias dezenas de pessoas ?", declara, em outro post, o DJ português Paulo Caseiro Nogueira. "O Rui e a esposa! Coragem Simone Cordeiro!!"