Pai e filho empresários no Brasil morrem em fossa de porcos em Portugal
Empresário nascido em Portugal e seu filho tinham negócios na Europa e no Brasil
O empresário Rui Duarte Cordeiro, 50, seu filho Gonçalo Pereira Duarte, 30, e um funcionário não identificado morreram no sábado (1º) após caírem em uma fossa de dejetos de porcos em Portugal. Outro filho do empresário, Rafael Cordeiro, 20, foi resgatado com vida e está internado em estado grave no Hospital de Santarém. A Polícia Judiciária de Leiria, em Portugal, abriu inquérito para investigar as mortes.
Rui Cordeiro, nascido em Portugal, tem negócios no Brasil: ele e a família são proprietários da empresa Palmito da Fazenda, com sede em Registro, na região do Vale do Ribeira (SP). Ele também era proprietário das empresas Captágua, Tubofuro e do hotel Lisotel, localizados em Ortigosa, em Leiria. Era casado com a brasileira Simone Cordeiro, natural da cidade de Registro.
Fossa tem seis metros de profundidade
Os trabalhos de retirada dos corpos do fundo da fossa, um reservatório com seis metros de profundidade e dois de diâmetro, levaram mais de quatro horas, segundo informações do Corpo de Bombeiros da Chamusca (Portugal). O local tem uma criação de porcos
O comandante da corporação, Rui Saramago, disse em entrevista a uma TV local, que ainda não é possível precisar o que provocou o acidente. Mas que, provavelmente, as vítimas morreram por asfixia e por inalação de gases tóxicos (metano) provenientes dos dejetos depositados no poço.
Rafael foi encontrado ainda com vida e encaminhado ao hospital de Santarém. Por conta da gravidade dos ferimentos, ele está sendo mantido em coma induzido e está em observação.
Filho mais velho morava no Brasil
Participaram dos trabalhos de resgate 26 homens e 10 viaturas dos Bombeiros, como também homens da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Gonçalo Pereira Duarte, o filho mais velho, morava no Brasil e trabalhava nos negócios que o pai mantinha em Registro. Sob seu comando, estão as empresas Grupo Poçagua Poços Artesianos e a empresa Palmito da Fazenda, que já manifestou publicamente, nas redes sociais, pesar pela morte dos empresários e informou que a loja permaneceria fechada, por conta do luto, neste domingo (2).
De acordo com informações obtidas pela imprensa portuguesa, Rui e os filhos estariam ajudando a resgatar um funcionário que teria caído na fossa, quando ocorreu o acidente. A família de Gonçalo possui um alojamento rural na propriedade onde houve o acidente, a Herdade da Galega, onde explora a criação de suínos.
A propriedade foi comprada pelo pai, há 15 anos e ocupa cerca de mil hectares. Este era um dos vários investimentos de Rui Cordeiro, que tinha também negócios no Brasil na área da criação de gado.
Produção de palmito e queijo de búfala
Em Registro, Gonçalo tornou-se conhecido por ser o primeiro empresário a implementar na região modelos europeus de gerenciamento e administração do cultivo de palmito orgânico, com aproveitamento de quase 100% dos rejeitos na criação de búfalos para a produção de leite, queijo e derivados. Tanto os palmitos quanto os laticínios são comercializados na Loja da Palmito da Fazenda, que fica às margens da BR 116, no bairro Capinzal.
Amigos e familiares se manifestaram nas redes sociais sobre o trágico incidente. Amigo da família, o advogado Hérik Chaves fez um post público lamentando a morte dos empresários.
"Estamos arrasados com a notícia do precoce falecimento de nossos amigos Rui Duarte Cordeiro e Gonçalo Pereira Duarte. Deus ajude a família nesse momento difícil, condolências e nossos sinceros sentimentos à dra. Simone Cordeiro, filhos e familiares. Acreditaram no Brasil e no Vale do Ribeira. Ficarão para sempre em nossas lembranças e corações."
"Grande homem! Ainda tive o prazer de fazer uma festa nesta herdade em agosto onde se juntavam várias dezenas de pessoas ?", declara, em outro post, o DJ português Paulo Caseiro Nogueira. "O Rui e a esposa! Coragem Simone Cordeiro!!"
Veja também
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
