Prefeitura apoia MP/AL em ação de combate à perturbação do sossego
A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), participou da continuidade das ações do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), no projeto “MP conectado com você – perturbar o sossego alheio é escolha sua”. Na sexta-feira (31), equipes percorreram ruas de capital para garantir o sossego da população.
A poluição sonora e a perturbação do sossego são infrações que incomodam muita gente, pois elas desrespeitam a paz daqueles que buscam fazer suas atividades rotineiras, ou simplesmente descansar no seu lar. As ações em combate à poluição sonora e perturbação do sossego alheio, foram iniciadas em maio de 2019, e desde então, vêm trazendo excelentes resultados a população, tanto é que o projeto foi prorrogado por mais um ano, possibilitando uma ação mais duradoura.
“Essa ação é um trabalho que já estamos desenvolvendo há algum tempo, faz parte do Plano Estratégico do Ministério Público. O que é feito é um combate para a diminuição das práticas criminosas. O som em si não é crime, mas a partir do momento em que passa a perturbar os outros, independentemente do horário, a pessoa já está cometendo uma contravenção penal”, explica o diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), José Antônio Malta Marques.
O diretor esclarece que a prática da operação é algo planejado e atende demandas que chegam por meio de denúncias da população, bem como constatadas pela fiscalização. Quando a irregularidade é constatada, o responsável é acompanhado até a delegacia, onde é feito o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), para os devidos procedimentos legais.
“Com o objetivo de manter a ordem na cidade e garantir o bem-estar da população, a Semscs apoia e participa do projeto colocando à disposição equipes de fiscalização e da Guarda Municipal. O Ministério Público tem realizado esse projeto de forma bem eficaz e alcançado bons resultados”, destaca o titular da Semscs, Enio Bolivar.
O Projeto
O projeto “MP Conectado com Você – Perturbar o Sossego Alheio é Escolha sua” é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional às Promotorias (CAOP), com adesão dos Núcleos de Combate à Criminalidade e Defesa do Meio Ambiente. Por meio das ações previstas em seu plano de trabalho, o projeto tem intensificado o combate a uma prática ilícita bastante comum nas cidades, a poluição sonora, bem como a perturbação ao sossego alheio.
A avaliação do MP é de que, desde sua implantação em maio de 2019, o projeto tem conseguido diminuir essa prática em todo o estado de Alagoas. Até o momento já foram apreendidos 79 (setenta e nove) aparelhos de som e paredões e paralelamente a isso tem sido feito um trabalho preventivo de panfletagem, com fixação de cartazes e adesivos do projeto em estabelecimentos, bem como o diálogo com a comunidade.
A idéia é que, ao combater a prática da poluição sonora e a perturbação ao sossego alheio, se alcança, indiretamente, a diminuição da prática de outros ilícitos penais como lesões, tentativas de homicídios, somados ao consumo de bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas, entre outros.
Já foram fiscalizados os seguintes municípios no Estado de Alagoas: Maceió, Arapiraca, Barra de São Miguel, Santana do Ipanema, Olho D´Água das Flores, Atalaia, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Marechal Deodoro, Olivença e Monteirópolis.
Além da Semscs, também são parceiros do MP as Polícias Militar e Civil, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet).
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
