Prefeitura apoia MP/AL em ação de combate à perturbação do sossego

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), participou da continuidade das ações do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), no projeto “MP conectado com você – perturbar o sossego alheio é escolha sua”. Na sexta-feira (31), equipes percorreram ruas de capital para garantir o sossego da população.
A poluição sonora e a perturbação do sossego são infrações que incomodam muita gente, pois elas desrespeitam a paz daqueles que buscam fazer suas atividades rotineiras, ou simplesmente descansar no seu lar. As ações em combate à poluição sonora e perturbação do sossego alheio, foram iniciadas em maio de 2019, e desde então, vêm trazendo excelentes resultados a população, tanto é que o projeto foi prorrogado por mais um ano, possibilitando uma ação mais duradoura.
“Essa ação é um trabalho que já estamos desenvolvendo há algum tempo, faz parte do Plano Estratégico do Ministério Público. O que é feito é um combate para a diminuição das práticas criminosas. O som em si não é crime, mas a partir do momento em que passa a perturbar os outros, independentemente do horário, a pessoa já está cometendo uma contravenção penal”, explica o diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), José Antônio Malta Marques.
O diretor esclarece que a prática da operação é algo planejado e atende demandas que chegam por meio de denúncias da população, bem como constatadas pela fiscalização. Quando a irregularidade é constatada, o responsável é acompanhado até a delegacia, onde é feito o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), para os devidos procedimentos legais.
“Com o objetivo de manter a ordem na cidade e garantir o bem-estar da população, a Semscs apoia e participa do projeto colocando à disposição equipes de fiscalização e da Guarda Municipal. O Ministério Público tem realizado esse projeto de forma bem eficaz e alcançado bons resultados”, destaca o titular da Semscs, Enio Bolivar.
O Projeto
O projeto “MP Conectado com Você – Perturbar o Sossego Alheio é Escolha sua” é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional às Promotorias (CAOP), com adesão dos Núcleos de Combate à Criminalidade e Defesa do Meio Ambiente. Por meio das ações previstas em seu plano de trabalho, o projeto tem intensificado o combate a uma prática ilícita bastante comum nas cidades, a poluição sonora, bem como a perturbação ao sossego alheio.
A avaliação do MP é de que, desde sua implantação em maio de 2019, o projeto tem conseguido diminuir essa prática em todo o estado de Alagoas. Até o momento já foram apreendidos 79 (setenta e nove) aparelhos de som e paredões e paralelamente a isso tem sido feito um trabalho preventivo de panfletagem, com fixação de cartazes e adesivos do projeto em estabelecimentos, bem como o diálogo com a comunidade.
A idéia é que, ao combater a prática da poluição sonora e a perturbação ao sossego alheio, se alcança, indiretamente, a diminuição da prática de outros ilícitos penais como lesões, tentativas de homicídios, somados ao consumo de bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas, entre outros.
Já foram fiscalizados os seguintes municípios no Estado de Alagoas: Maceió, Arapiraca, Barra de São Miguel, Santana do Ipanema, Olho D´Água das Flores, Atalaia, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Marechal Deodoro, Olivença e Monteirópolis.
Além da Semscs, também são parceiros do MP as Polícias Militar e Civil, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet).
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
