PM realiza solenidade em comemoração aos 188 anos da Corporação
Durante o evento, militares serão promovidos e agraciados com medalhas institucionais
A Polícia Militar de Alagoas está completando 188 anos e, para celebrar a data, realiza uma solenidade, às 10h desta sexta-feira (14), no Ginásio Poliesportivo do Serviço Social da Indústria (Sesi), no bairro do Trapiche da Barra.
Durante o evento, que visa favorecer uma confraternização entre os componentes da PM, será feito o reconhecimento de policiais militares, condecorando-os com a outorga de medalhas institucionais da organização militar.
Na ocasião, também acontecerá a entrega das insígnias para as praças que serão promovidas e a apresentação dos novos militares que ingressaram recentemente na Corporação e, atualmente, integram os Cursos de Formação de Praças (CFP) 2020.1 (oriundos da Reserva Técnica de 2006) e 2020.2 (oriundos do certame de 2018).
Os futuros policiais se apresentaram no último mês de janeiro e já iniciaram as instruções no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), que coordenará as atividades pedagógicas que qualificarão os agentes estarem aptos à atuação nas ruas. A previsão é que em agosto, Alagoas ganhe o reforço dos novos policiais militares.
A solenidade comemorativa também contará com a presença do secretário de Segurança Pública de Alagoas, coronel Lima Júnior, e do comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio, além de comandantes de unidades, oficiais, praças, familiares e convidados.
A Polícia Militar de Alagoas
Criada em 3 de fevereiro de 1832, recebendo a denominação de Corpo de Guardas Municipais Permanentes, a Polícia Militar de Alagoas teve como primeira missão manter a ordem interna na província de Alagoas, obedecendo às leis imperiais, bem como debelar os adeptos da Guerra dos Cabanos. Com o passar dos anos, participou de diversos conflitos no cenário nacional e internacional, a exemplo da Guerra do Paraguai, em 1865, compondo o 20º Batalhão de Voluntários da Pátria.
A PM-AL se destacou no combate ao cangaço, que aterrorizava o Sertão do Nordeste Brasileiro, dando fim ao bando liderado por Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião. Com a promulgação da Constituição Federal em 5 de outubro de 1988, que ficou conhecida como “Constituição Cidadã”, a missão das Polícias Militares do Brasil ficou definida no Artigo 144, o qual assegura que a Segurança Pública é um dever do Estado, sendo, portanto, direito e responsabilidade de todos, sendo exercida com o propósito da preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
Atualmente, para cumprir esta missão constitucional, a Polícia Militar de Alagoas é dividida em Comando e Assessorias, Grandes Comandos (CPC, CPAI-I, CPAI-II e CPAI-III), Batalhões e Companhias Independentes.
Diariamente atua nos 102 municípios do estado através de diversas modalidades de policiamento ostensivo, em terra, no mar e nas lagoas e também nos céus, através do patrulhamento aéreo. Efetivamente, são cerca de 8.000 homens e mulheres, pais, mães e filhos, abnegados, que, sem medir esforços, estão diuturnamente nas ruas, seja dia ou noite, sob chuva ou sol, zelando pela tranquilidade do cidadão, sua maior missão.
Serviço:
Solenidade comemorativa aos 188 anos da PM de Alagoas
Local: Ginásio do Sesi, Av. Siqueira Campos, nº 1900, Trapiche da Barra
Data: 14/02/2020
Horário: 10h
Uniforme:
1) Promovidos:
a) 3º Sargentos: 2º “B” (túnica verde canavial com gravata vertical preta); e
b) Cabos e Soldados: 4º “A” (instrução).
2) Assistentes: 4º “A” (instrução); e
3) Civis: Esporte fino.
Veja também
Últimas notícias
Reconhecimento facial leva PF a identificar criança vítima de abuso sexual e prender suspeito em Dois Riachos
Justiça obriga secretária de Educação do Passo de Camaragibe fornecer informações da pasta
Relembre caso que condenou Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro
Marcos Pitombo revela que também sofre com perseguição após caso de Isis Valverde
MP recomenda ampliação do efetivo da Guarda Municipal de Arapiraca
Lula revela incômodo com acordo exposto por Calheiros e promete vetar Dosimetria
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
