Aplicativo IMA Denuncie registra cerca de 1.200 ocorrências em 2019
Participação da população efetiva a ferramenta como principal canal de denúncias do IMA
A fiscalização é um dos deveres do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), mas todo cidadão alagoano pode colaborar no cuidado da natureza. Para esta tarefa, o Instituto destaca o IMA Denuncie, aplicativo para recebimento de denúncias da população. O app recebe cerca de 100 registros por mês e é hoje uma das principais ferramentas utilizadas pelo órgão ambiental.
Os dados apontam desmatamento e queimadas de vegetação como as infrações de maior ocorrência em 2019, entre as cerca de 1.200 recebidas no ano.
Lançado em 2015, o IMA Denuncie torna as denúncias mais ágeis e seguras, com sigilo garantido. O cidadão pode classificar e descrever o ocorrido com texto, fotos e geolocalização exata. Esta facilidade fez do aplicativo o principal canal de denúncia do Instituto, é o que aponta Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA.
“Mudou toda a forma da gente receber denúncias. O uso cotidiano do app tornou muito mais eficiente o trabalho de todos fiscais do Instituto, pois cada alagoano também atua como um fiscal em campo. É a nossa maior fonte de informação das possíveis infrações ambientais no Estado de Alagoas”, afirma Gustavo Lopes.
A participação crescente da população consolida um banco de dados diariamente atualizado com denúncias de todo o Estado. Esta abrangência corresponde ao compromisso da fiscalização do IMA, que vai do litoral ao sertão.
Para Pollyana Gomes, gerente de Monitoramento e Fiscalização do Instituto, o IMA Denuncie permite respostas rápidas e atitudes dinâmicas. “Nós podemos ver quando há um pico de denúncias em determinada área e mandar uma equipe para investigar o que está acontecendo. Com o conhecimento adquirido e documentado virtualmente, podemos saber em quais regiões há o disparo de ocorrências em determinadas épocas do ano”, finaliza.
Os dados do aplicativo registram aumento de denúncias no verão, com maior incidência do litoral do Estado. Há uma elevação no número de ocorrências de captura de animais, tráfego de veículos na faixa de areia, queimadas e desmatamento de restinga. Através deste conhecimento, o IMA pode não somente aumentar a fiscalização no litoral, neste período, como também promover mais ações de Educação Ambiental na faixa litorânea.
A credibilidade do Instituto, aliada à iniciativa de fornecer um meio moderno para denúncias, levou o IMA Denuncie a ter milhares de downloads na Play Store e App Store. Quando o cidadão envia seu relato, uma informação chega à base de dados construída com o aplicativo. Devido a esta ampla rede de colaboração, a Fiscalização do IMA pôde realizar diversas operações nos últimos anos.
Para colaborar com a preservação do meio ambiente junto ao IMA, faça o download gratuito do aplicativo IMA Denuncie: http://ima.al.gov.br/appdenuncia/. Também é possível buscar nas lojas Play Store e App Store, conforme o sistema Android e iOS. O IMA também aceita denúncia via WhatsApp (82) 98833-9397 ou Canal Verde 0800 082 1523.
Veja também
Últimas notícias
Condutor de caçamba é detido pela PM após flagrante de crime ambiental
PM prende dupla por roubo com simulacro e captura foragido da Justiça em Maceió
PM apreende mais de 1.800 porções de drogas em ações em Arapiraca e Piaçabuçu
João Gomes aposta em terno bordado com filé na supercopa e valoriza artesanato de Alagoas
Dois homens ficam feridos após confronto com guarda municipal em São Miguel dos Campos
Homem é encontrado morto em estrada vicinal na zona rural de Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
