IMA faz alerta sobre queimas controladas em áreas rurais
O uso do fogo é proibido em áreas urbanas, pode causar danos ao ambiente e ainda colocar em risco a população
Com o aumento da temperatura, principalmente durante o período de verão, aumentam também o calor e o número de áreas queimadas, em todo o Estado. Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) alertam que o uso do fogo é liberado apenas em determinadas situações, infrações podem causar até processos administrativos e aplicação de multas.
“O uso do fogo só é permitido em áreas rurais e apenas em alguns tipos de atividades como práticas agrícolas, pastoris ou florestais, mediante a autorização de queima controlada”, explica Izabel Nepomuceno, gestora ambiental e graduanda em engenharia florestal.
As pessoas que costumam limpar áreas com folhas ou plantas secas utilizando o fogo, principalmente dentro de áreas urbanas, podem causar diversos danos ao ambiente e ainda provocar acidentes. A Lei Estadual 7.454/2013 estabelece que “fica proibido, desde 2014, o uso do fogo, mesmo como queima controlada, de qualquer vegetação ou de qualquer espécie, em áreas urbanas”, comenta Izabel.
Os interessados em utilizar o fogo controlado nas atividades agropastoris e florestais, em propriedades e posses rurais, precisam solicitar ao IMA/AL uma autorização.
O passo a passo é definido pela Instrução Normativa 02/2017 que disciplina os procedimentos, considerando o inciso I do artigo 38 da Lei Federal 12.651/2012; as determinações contidas no Decreto Federal nº 2.661/1998; e os procedimentos previstos na Lei Estadual 7.454/2013.
A autorização pode ser requerida com um prazo de 30 dias anterior à atividade e terá validade por 120 dias, a partir da emissão. O interessado terá que apresentar o comprovante de propriedade ou de justa posse do imóvel; cronograma da queima controlada; mapa georreferenciado; inscrição do imóvel no Cadastro Ambiental Rural (CAR), entre outros.
Após a emissão a autorização fica condicionada também ao que a lei permite, se colocar em risco a vida ou causar danos ambientais, por exemplo, pode ser suspensa.
As pessoas que forem pegas podem ter empreendimentos embargados e até serem autuadas, o valor das multas variam conforme o tamanho da área e podem ser agravadas se estiver dentro de uma Unidade de Conservação. Quem encontrar áreas com fogo deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros e denunciar a prática através do aplicativo IMA Denuncie ou do Whatsapp direto do órgão ambiental: 88339397.
Veja também
Últimas notícias
Seminfra e BRK Ambiental vistoriam obras de esgotamento sanitário no Litoral Norte de Maceió
Vídeo mostra acidente em que motociclista fugiu após deixar mulher ferida em Arapiraca
Mais de 150 estudantes da Uncisal podem ser afetados por ação que questiona regra de ingresso
[Vídeo] Ataque a tiros deixa homem morto com oito tiros e outro ferido em Arapiraca
Vídeo mostra momento em que motociclista morre ao cair do veículo na BR-101 em Messias
Vorcaro pediu para Sicário 'moer' empregada de atriz Monique Alfradique, diz PF
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
