Matrículas para curso do Centro Cyro Accioly prosseguem até sexta-feira (14)
Instituição oferece vagas em cursos gratuitos de Braille, de Mobilidade e de Sorobã
O prazo de matrículas para os cursos do Centro Estadual Cyro Accioly, especializado no atendimento a pessoas com deficiência visual, prossegue até sexta-feira (14). As 150 vagas ofertadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão distribuídas em seis cursos básicos e gratuitos. O atendimento ao público ocorre nos horários de8h às 11h e de 14h às 17h, no próprio Centro Cyro Accioly, na RuaDr. Pedro Monteiro, S/N, Centro de Maceió.
São ofertadas25 vagas por curso: Leitura e Escrita Braille (Básico I e II); Básico de Orientação e Mobilidade; Básico de Sorobã – voltados à comunidade em geral e com carga horária de 40h, com material adaptado. Já os cursos de Materiais Didáticos Adaptados para a Pessoa com Deficiência Visual e Formação de Professores para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual são voltados para docentes e demais servidores públicos da rede estadual, com carga horária de120h e ocorrem o ano inteiro.
As aulas acontecerão uma vez por semana, com duração de 4hpordia. De acordo com a diretora do Centro, Jedalva Santos, a cada semestre, mais pessoas entram em contato com a unidade à procura dos cursos. "Temos uma demanda grande e alguns cursos que já estão sendo fechados, por exemplo, a Escrita Braille do básico I e a formação de professores", comenta a diretora.
Formação - A pedagoga Adriana Vicente da Silva, especializada em psicopedagogia, escolheu o curso de Formação de Professores para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual para enriquecer seu currículo e obter mais conhecimento.
"Escolhi o curso porque já trabalho estudantes autistas, com Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH)e deficientes auditivos. Ainda não trabalho com deficientes visuais, mas, a qualquer momento, isso pode acontecer e precisarei estar preparada para ensiná-los. Por isso, sempre procuro me qualificar porque o curso favorece a minha carreira profissional", frisa.
Inscrições– Para realizar a matrícula, os candidatos deverão estar com a seguinte documentação: cópias do RG, CPF, comprovante de residência, foto 3×4 e declaração da escola onde atua como professor (apenas para os que pretendem se inscrever no curso de Formação de Professores) e certificado do Curso Básico de Leitura e Escrita Braille (apenas daqueles que irão se inscrever no Básico II). A matrícula só será realizada com a apresentação da documentação solicitada.
O material didático – apostila – deverá ser adquirido no ato da inscrição. Já o material de uso pessoal (kit reglete,sorobã e venda para os olhos) pode ser adquirido em contato com a APEC (Associação Pernambucana de Cegos) pelos telefones: (81)99986-9200 ou (81) 98848-3530. O contato com a associação éopcional.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
