Educação

Matrículas para curso do Centro Cyro Accioly prosseguem até sexta-feira (14)

Instituição oferece vagas em cursos gratuitos de Braille, de Mobilidade e de Sorobã

Por Agencia Alagoas 13/02/2020 15h03
Matrículas para curso do Centro Cyro Accioly prosseguem até sexta-feira (14)
Instituição oferece vagas em cursos gratuitos de Braille, de Mobilidade e de Sorobã - Foto: Reprodução

O prazo de matrículas para os cursos do Centro Estadual Cyro Accioly, especializado no atendimento a pessoas com deficiência visual, prossegue até sexta-feira (14). As 150 vagas ofertadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão distribuídas em  seis cursos básicos e gratuitos. O atendimento ao público ocorre nos horários de8h às 11h e de 14h às 17h, no próprio Centro Cyro Accioly, na RuaDr. Pedro Monteiro, S/N, Centro de Maceió.

São ofertadas25 vagas por curso: Leitura e Escrita Braille (Básico I e II); Básico de Orientação e Mobilidade; Básico de Sorobã – voltados à comunidade em geral e com carga horária de 40h, com material adaptado. Já os cursos de Materiais Didáticos Adaptados para a Pessoa com Deficiência Visual e Formação de Professores para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual são voltados para docentes e demais servidores públicos da rede estadual, com carga horária de120h e ocorrem o ano inteiro.

As aulas acontecerão uma vez por semana, com duração de 4hpordia.   De acordo com a diretora do Centro, Jedalva Santos, a cada semestre, mais pessoas entram em contato com a unidade à procura dos cursos. "Temos uma demanda grande e alguns cursos que já estão sendo fechados, por exemplo, a Escrita Braille do básico I e a formação de professores", comenta a diretora.

Formação - A pedagoga Adriana Vicente da Silva, especializada em psicopedagogia, escolheu o curso de Formação de Professores para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual para enriquecer seu currículo  e obter mais conhecimento.

"Escolhi o curso porque já trabalho estudantes autistas, com Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH)e deficientes auditivos. Ainda não trabalho com deficientes visuais, mas, a qualquer momento, isso pode acontecer e precisarei estar preparada para ensiná-los. Por isso, sempre procuro me qualificar porque o curso favorece a minha carreira profissional", frisa.

Inscrições– Para realizar a matrícula, os candidatos deverão estar com a seguinte documentação: cópias do RG, CPF, comprovante de residência, foto 3×4 e declaração da escola onde atua como professor (apenas para os que pretendem se inscrever no curso de Formação de Professores) e certificado do Curso Básico de Leitura e Escrita Braille (apenas daqueles que irão se inscrever no Básico II). A matrícula só será realizada com a apresentação da documentação solicitada.            

O material didático – apostila – deverá ser adquirido no ato da inscrição. Já o material de uso pessoal (kit reglete,sorobã e venda para os olhos) pode ser adquirido em contato com a APEC (Associação Pernambucana de Cegos) pelos telefones: (81)99986-9200 ou (81) 98848-3530. O contato com a associação éopcional.