Sesau alerta sobre medidas que evitam proliferação de escorpiões
O clima úmido e quente do verão favorece ao aparecimento de escorpiões, que se escondem em esgotos, entulhos e áreas onde se acumula lixo. Por isso, os alagoanos devem redobrar os cuidados em suas residências para evitar o aparecimento desse animal peçonhento, cuja picada pode levar à morte crianças e idosos. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mostram que no primeiro mês de 2020 foram registrados 585 acidentes, sendo a maioria em Maceió.
Os casos deste ano são inferiores ao mesmo período de 2019, com registro de 937 ocorrências. Mesmo assim, a assessora de Controle de Zoonoses da Sesau, Ana Paula Freitas, disse que a população não deve se descuidar, porque devido ao calor intenso que faz no estado, os escorpiões costumam sair dos esconderijos à procura do seu principal alimento, que é a barata. Os meses de dezembro a março é o período do acasalamento.
De acordo com informações de Ana Paula Freitas, entre 2018 e 2019 houve o registro de 19.497 casos, sendo 9.655 em 2019 e 9.832 em 2018. Em Alagoas, o tipo de escorpião predominante é o T. Serrulatus e o T. Stigmurus (amarelo), espécie que causa mais acidentes, sendo o segundo mais perigoso do mundo. A picada dos demais tipos oferece menos riscos, mas pode ser fatal se a vítima for criança e idoso. “Essas duas faixas etárias são mais suscetíveis a desenvolverem complicações, em função da imunidade e doenças pré-existentes”, afirmou a técnica.
Uma experiência nada agradável teve recentemente a servidora pública Aline Lucas Barbosa Galvão. Mãe de uma criança de três anos, ela nunca imaginou que o perigo estava na sua cama, local em que seu filho costuma dormir normalmente. “Acordei pela manhã com o choro do meu filho, que havia dormido no berço e, de imediato fui tirá-lo e o coloquei na cama. Ao me sentar, senti a picada e uma dor muito forte. Geralmente meu filho costuma dormir comigo, mas desta vez ele tinha passado a noite no berço. Foi uma providência de Deus, porque a vítima poderia ter sido ele”, diz Aline.
Após o acidente, Aline procurou ver o que foi e encontrou o escorpião envolvido no lençol. Como medida de precaução, matou o animal e procurou uma unidade de saúde, onde foi medicada e ficou em observação. Aline Lucas acredita que o animal deveria estar escondido em caixas de cerâmica que estavam na garagem de sua casa.
Prevenção – A única forma de combater os escorpiões é eliminando entulhos diversos, como material de construção, lama, lixo, entre outros, nas residências, terrenos baldios e áreas externas do imóvel. Além de manter distante de sua casa as baratas, que é o principal alimento do animal. “A população deve tomar as medidas em sua residência, evitando acúmulo de lixo, manter frestas de paredes e buracos fechados, manutenção do jardim e, ainda, colocar tela nos ralos do banheiro e pias”, afirma a técnica.
O que fazer em caso de acidente? – Se você foi picado por um escorpião não deve tomar medidas baseadas em costume popular, a primeira iniciativa é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima do local em que reside. E, também, procurar capturar o animal, que deve ser levado até o posto de saúde para que seja feita a identificação e, com base nessa informação, o profissional irá definir qual o tratamento correto.
De acordo com Ana Paula, recomenda-se que em casa possa ser aplicada uma compressa morna no local, que minimizará a dor e evitar esforço. Não é indicado amarrar a área afetada, nem o uso de substância ou curativo que fechem o ferimento. “Se for vítima de um escorpião, não tome medidas como cortar, perfurar ou queimar o local. É proibido colocar álcool e substâncias com plantas, uma vez que elas não combatem o veneno e contribuem para agravar o quadro clínico do paciente”, concluiu a assessora da Sesau.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
