Coronavírus leva OCDE a reduzir projeções para economia global em 2020
Estimativa para alta do PIB global neste ano passou de 2,9% para 2,4%. Para a China, previsão de crescimento foi reduzida de 5,7% para 4,9%

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu a previsão de crescimento da economia mundial para 2020, passando a projetar um crescimento de 2,4%, menor expansão desde 2009 e ante expectativa anterior de 2,9%, citando o coronavírus e as contrações na produção chinesa.
"As perspectivas econômicas globais permanecem moderadas e muito incertas devido à surto de coronavírus", destacou a OCDE no relatório, citando inclusive o risco de contração na economia global no primeiro trimestre.
A principal mensagem para esse cenário de recuo é de que ele colocará muitos países em recessão, motivo pelo qual pedimos que medidas urgentes sejam adotadas nas áreas afetadas o mais rápido possível", disse à Reuters a economista-chefe da OCDE, Laurence Boone.
A OCDE passou a projetar para a China uma taxa de crescimento de 4,9%, o que representa uma redução de 0,8 ponto percentual ante a estimativa anterior (5,7%), divulgada em novembro. A segunda maior economia do mundo vai se recuperar em 2021 para níveis pré-coronavírus com crescimento de 6,4%, estima a organização.
Para os EUA, a projeção de alta em 2020 foi reduzida de 2% para 1,9%, indo a 2,1% em 2021.
Já para o Brasil, a projeção de crescimento foi mantida em 1,7% em 2020 e em 1,8% em 2021. O mercado brasileiro reduziu a estimativa de alta do PIB em 2020 para 2,17%, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central, mas bancos e consultorias vem reduzindo as projeções e diversas instituições já estimam um crescimento abaixo de 2%.
Veja também
Últimas notícias

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente

Delmiro Gouveia recebe projeto “Pianusco - Som das Águas” neste sábado

Após reunião, Leonardo Dias comemora mudanças em portaria sobre distribuição de PAEs na Rede Municipal

Prefeito de Japaratinga inaugura quadra poliesportiva

Homem é brutalmente agredido após um desentendimento no município de Dois Riachos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
