Centro Pesqueiro de Jaraguá já está em funcionamento
Comerciantes iniciam trabalho no novo espaço ao lado da antiga balança de Jaraguá
Quem passou nesta quinta-feira (05) pelo Centro Pesqueiro, localizado na Avenida Industrial Cícero Toledo, no bairro de Jaraguá, já fez as primeiras compras de camarão no novo espaço. A estrutura foi construída para acomodar marisqueiras, pescadores e vendedores de peixe da antiga balança de pescados de Jaraguá. A partir da realocação da cadeia produtiva, que segue em execução pelos órgãos da Prefeitura de Maceió, a comercialização começa gradativamente no local.
O Centro Pesqueiro está estruturado com depósitos, estaleiros, mercado de peixe com área de vendas e armazenamento, lanchonete, fábrica de gelo, oficinas para fabricação e conserto das redes de pesca, fabricação e conserto de leme e motor para barco, além de estacionamento para carros e bicicletas. O espaço deve beneficiar cerca de 300 pessoas diretamente e outras 1.000 de forma indireta. Estaleiros e oficinas do Centro Pesqueiro já se encontram ocupados e funcionando desde o segundo semestre de 2019.
José Cláudio Santos iniciou o trabalho de pesca há 30 anos. Hoje ele faz revenda e está com grande expectativa para a comercialização no local. “Mudar se torna difícil e, em nosso caso, tivemos uma vida na balança do Jaraguá, porque foi lá que conquistamos a clientela, mas tenho certeza que em breve aqui vai estar cheio de pessoas que já conhecem o nosso trabalho. O ambiente está muito bem organizado, tem estacionamento, ventilação e está tudo bom”, argumentou o vendedor.
Cláudio informou que nos próximos dias haverá uma diversidade de peixes e crustáceos disponíveis para venda. “A partir desta sexta-feira já teremos camarão, sururu, lagosta e outros tipos de crustáceos. Estaremos abrindo a partir das 7h com produtos novos e no preço popular”, anunciou.
Gerenciado pela Secretaria Municipal de Turismo, Espaço e Lazer (Semtel), o Centro Pesqueiro apresenta vários benefícios, como destaca o secretário Jair Galvão. “É um processo muito importante para a organização e condições de trabalho. A infraestrutura encontra-se adaptada após várias negociações intermediadas pelo Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, com a participação da Defensoria Pública da União, comissão de permissionários, pescadores e a gente teve a oportunidade de promover melhorias, evolução que os pescadores entendiam como necessária”, informou o gestor.
Jair acrescenta que o consumidor vai sentir as melhorias quando chegar ao novo espaço de comercialização do pescado. “Aqui é um local adequado para os beneficiários que fazem parte da tradicionalidade de Maceió e vão ofertar pescados e produtos derivados dessa cadeia produtiva com maior qualidade, segurança alimentar e conforto para os consumidores”, disse.
O Centro Pesqueiro foi custeado com recursos federais e contrapartida do Município. O projeto foi elaborado em parceria com os moradores da antiga Favela do Jaraguá. Parte deles foi transferida, em 2012, para o Conjunto Residencial Vila dos Pescadores, no Sobral. Em 2015, durante a primeira gestão do prefeito Rui Palmeira, a antiga Favela de Jaraguá foi desocupada e os moradores remanescentes foram transferidos para unidades habitacionais para viabilizar a construção do Centro Pesqueiro.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Militar apreende três armas e 6,5Kg de maconha em Olho D’Água Grande
Ministério Público de AL lamenta morte do promotor Nilson Mendes de Miranda
Líderes de facção morrem em confronto com a Polícia Militar no bairro do Antares
Mega-Sena: aposta leva sozinha prêmio de R$ 96 milhões; veja dezenas sorteadas
Casos de morte por metanol em São Paulo sobem para nove
PND 2025: prova para professores é aplicada em 750 cidades neste domingo (26)
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
