Ministro ataca Drauzio Varella por reportagem sobre realidade de mulheres trans no cárcere
O médico entrevistou personagens que contaram como ingressaram no sistema prisional e as dificuldades que enfrentam no cárcere, incluindo o abandono e a solidão
O ministro da Educação, Abraham Weitraub, publicou mensagens, em sua conta no Twitter, atacando o médico Drauzio Varella por reportagem em que mostra a realidade de mulheres trans nos centros prisionais. O material foi exibido pelo Fantástico, no último dia 1º.
"Literalmente, abraçam o demônio! Suas novelas são LIXO, seus programas infantis são LIXO, seus jornais são LIXO e estão à serviço do Mal", disse o ministro.
Na reportagem, Drauzio entrevistou personagens que contaram como ingressaram no sistema prisional e as dificuldades que enfrentam no cárcere, incluindo o abandono e a solidão. Esses fatores foram explicitados em relato de Suzy Oliveira, recolhida na Penitenciária I José Parada Neto, em São Paulo.
Na ocasião, entre outros assuntos, a reenducanda comentou que há oito anos não recebe visitas. Após um momento de silêncio, Drauzio respondeu "Solidão, né, minha filha?" e, logo em seguida, abraçou-lhe. A atitude repercutiu nas redes sociais, enquanto internautas se mobilizaram em apoio à detenta.
Com isso, a secretaria da Administração Penitenciária do estado publicou instruções nas redes sociais para o envio de cartas à Suzy.
No entanto, a informação divulgada por um grupo de advogados de que Suzy teria estuprado e matado uma criança de nove anos, em 2010, na capital paulista, revoltou internautas. Eles criticaram, também, Drauzio Varella pelo ato de compaixão com a detenta.
Em seu site, por meio de nota, o médico respondeu que não perguntou os delitos cometidos por Suzy e disse que é médico, e não juiz. "Sigo essa conduta para que meu julgamento pessoal não me impeça de cumprir o juramento que fiz ao me tornar médico. No meu trabalho na televisão, sigo os mesmos princípios."
Weintraub também reagiu à resposta de Drauzio sobre o caso: "Não é juiz? Não é gente?! Você e marinho NÃO conseguem pedir desculpas! NÃO têm empatia ou compaixão com as crianças e famílias vítimas desse pedófilo!".
O Fantástico, programa dominical em que foi veiculada a reportagem, lançou nota explicando as diferenças de vivências entre mulheres e homens no cárcere e reproduziu a nota de Drauzio.
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
