HGE reduz número de acompanhantes e visitantes a partir desta quinta-feira (19)
Mudanças permanecerão por tempo indeterminado por conta da pandemia de coronavírus

A Gerência do Hospital Geral do Estado (HGE), por meio da Portaria 6/2020, estabeleceu medidas de prevenção ao novo coronavírus, entre elas a redução do número de visitantes e acompanhantes dos pacientes. As mudanças passam a vigorar a partir desta quinta-feira (19) e permanecerão por tempo indeterminado.
A Portaria estabelece que será mantido o acesso de acompanhantes dentro dos critérios legais, nos casos de pacientes menores de 16 anos ou acima de 60 anos. Além disso, a troca de acompanhantes ocorrerá em apenas um período, das 7h às 11h da manhã.
Já o acesso de visitantes ao HGE será mantido da seguinte forma: em setores como a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC), Unidade de Dor Torácica (UDT) e enfermarias em que os pacientes estejam sem direito aos acompanhantes de forma legal, será aplicado o limite de 01 (um) visitante por paciente, no horário das 16h e com permanência máxima de 30 minutos. Serão suspensas as visitas aos pacientes com direito a acompanhantes.
Na área Amarela, as visitas ocorrerão em dias alternados, obedecendo ao critério de 01 (um) visitante por paciente e por apenas 10 minutos. Nos dias em que não houver visitas, será emitido um boletim sobre o estado de saúde do paciente, que ficará disponível para os familiares no setor de Informação do HGE, a partir das 16h. Também será possível obter informações através do telefone 3315-7352.
Uso de máscara – Para entrar no hospital e ter acesso à área Amarela e UTIs, será obrigatório ao visitante ou acompanhante o uso de máscara cirúrgica durante o período, assim como a higienização das mãos (água e sabão ou álcool em gel) antes e depois da visita.
Visitas à UTI – Será suspensa a visita aberta nas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), do projeto UTI Visitas (que garantia a permanência de familiares junto ao doente no período de internação). Entretanto, será garantida a visita social, sendo um visitante por paciente, por 30 minutos, sempre às 15h.
Não será permitida a entrada de acompanhantes ou visitantes com mais de 60 anos, assim como crianças abaixo de 12 anos, gestantes e/ou pessoas que apresentem quadro de síndrome viral. Também estão suspensas as visitas de grupos religiosos, com exceção do sacramento da unção dos enfermos, quando o religioso deverá fazer uso de máscara cirúrgica e realizar a higienização das mãos como determinado, antes e depois do contato com o paciente.
Estágios – Os estágios acadêmicos ficarão restritos e o acesso só será liberado a estudantes do penúltimo e último ano de seus respectivos cursos. Lembrando que cada instituição de ensino fará as suas determinações e deverá disponibilizar os EPIs aos seus alunos, conforme convênio celebrado junto a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Todos os profissionais deverão entrar na unidade hospitalar sem adornos, relógios, joias, entre outros, respeitando a orientação de adorno zero. Os trabalhadores deverão evitar o deslocamento entre as áreas assistencial e administrativa, devendo permanecer em sua área de atuação.
O uso racional dos EPIs deve ser obedecido, em conformidade com os protocolos clínicos definidos pelo hospital. É obrigatória a rigorosa higienização das mãos. “Todas as determinações foram estudadas de forma criteriosa e em conjunto. O HGE vem se reunindo com seus profissionais há alguns dias. Nossa intenção é proteger nossos profissionais e pacientes o máximo possível frente a essa pandemia”, ressaltou o gerente do HGE, o médico Paulo Teixeira, afirmando que as equipes do hospital vêm trabalhando normalmente.
O gestor lembrou que o hospital segue os protocolos estabelecidos pela Sesau e pelo Ministério da Saúde (MS) visando à prevenção ao novo coronavírus, e monitora todas as informações necessárias frente à doença Covid-19.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
