Geral

Coronavírus: orientações são levadas aos mercados públicos de Maceió

Semtabes repassou medidas de prevenção aos comerciantes

Por Secom Maceió 20/03/2020 08h08
Coronavírus: orientações são levadas aos mercados públicos de Maceió
Mercado da Produção e Feira Livre recebem alimentos frescos todos os dias - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Como medida de prevenção ao novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) reforçou, durante reunião com os administradores dos mercados públicos da capital, na quarta-feira (18), a importância da limpeza dos espaços para a comercialização dos produtos.

No encontro, além da atualização do que deve ser feito durante a pandemia, ficou determinado que as informações e combate à doença serão divulgadas no sistemas de som do mercado. “Esperamos que os avisos sobre prevenção e os cuidados necessários dêem frutos, pois eles precisam começar com os próprios permissionários. Eles têm a autonomia para fazer a limpeza de seus negócios, pois cada espaço é administrado por eles”, destacou o gestor da Semtabes, Flávio Saraiva.

Com mais de 1.400 permissionários, a Semtabes garante o pleno abastecimento de água nos mercados. “Diariamente, por exemplo, o Mercado da Produção tem sua reserva de água reabastecida, garantindo o fornecimento para todos os permissionários. As bancadas de peixe, por exemplo, são individuais e separadas com uma distância de cerca de um metro. Dificilmente vamos conseguir ter um ponto de água em um espaço igual ou menor. Mas o Mercado da Produção tem água disponível para que seja feita a limpeza adequada das bancadas e dos boxes”, reforçou o secretário.

Prevenção

Para combater o novo coronavírus é preciso seguir as recomendações repassadas pelo Ministério da Saúde: lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão por pelo menos 20 segundos ou fazer a desinfecção com álcool gel, evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, evitar contato com as pessoas doentes, cobrir nariz e boca ou espirrar ou tossir (com um lenço ou utilizando o braço, não as mãos), limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência e ficar em casa, caso esteja doente, para evitar transmissão.