Covid-19: Missas serão transmitidas pelas redes sociais para fiéis em Maceió
Decreto deve se estender até as cerimônias da Semana Santa

Depois do decreto do Governo do Estado anunciado nesta sexta-feira (20) para conter a pandemia do covid-19 em Alagoas, o arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, decretou o fechamento das igrejas e que as missas sejam transmitidas pelas redes sociais.
“Diante de tantas preocupações e sofrimentos causados pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), somos convocados pelo nosso Santo Padre, o Papa Francisco, a cuidar de nós e, consequentemente, dos outros. No Brasil, a Campanha da Fraternidade 2020 nos chama a refletir e viver intensamente o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Sabemos da alegria em estarmos reunidos em comunidade, celebrando a Eucaristia, antecipando o banquete da eternidade, mas, agora, a situação exige medidas urgentes”, trouxe a mensagem.
O decreto vale também paras as celebrações de batizados e casamentos, sendo suspensos os encontros de grupo e atividades privadas.
Leia na integra:
DECRETO: Determinações pastorais a partir da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19)
Caríssimos padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas,
Neste momento, somos chamados, à luz do lema da campanha da Fraternidade 2020, a ver, sentir compaixão e cuidar do nosso próximo, a ter serenidade e confiança no Senhor, o qual passou curando toda espécie de doença e enfermidade do povo (cf. Mt 4, 23).
Diante de tantas preocupações e sofrimentos causados pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), somos convocados pelo nosso Santo Padre, o Papa Francisco, a cuidar de nós e, consequentemente, dos outros. No Brasil, a Campanha da Fraternidade 2020 nos chama a refletir e viver intensamente o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Sabemos da alegria em estarmos reunidos em comunidade, celebrando a Eucaristia, antecipando o banquete da eternidade, mas, agora, a situação exige medidas urgentes.
Em atenção às restrições feitas pelo decreto do Governo do Estado de Alagoas e Prefeitura Municipal de Maceió, em 20 de março de 2020:
- Reafirmo os devidos cuidados com os idosos e enfermos (inclusive nossos padres, diáconos, religiosos e religiosas), recomendando que os maiores de 60 anos entrem em período de quarentena, conforme orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde;
- Insisto, mais uma vez, sobre a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%;
- DECRETO, a partir de hoje, 20 de março, o cancelamento de todas as Celebrações Eucarísticas com a participação do povo de Deus, inclusive nas Capelas, Igrejas, Oratórios e Santuários que se encontram no território da Arquidiocese de Maceió. Com isto, as Santas Missas, especialmente no Dia do Senhor, Domingo, serão celebradas a portas fechadas, pelo sacerdote, sem a presença, sendo transmitidas, ao vivo, via internet. De modo semelhante, os fiéis poderão, ainda, assistir as Missas pelas emissoras de TV’s, internet e rádios católicas nos horários de costume.
- Quanto às celebrações da SEMANA SANTA, aguardar determinações futuras, em vista da situação atual;
- Exorto aos padres que, a exemplo do Bom Pastor, permaneçam nas paróquias para cuidar do seu rebanho;
- Considerando a calamidade que estamos vivendo, as Confissões sejam realizadas somente em caso de real necessidade, tomando os devidos cuidados, assim como o Sacramento da Unção dos Enfermos e a Celebração das Exéquias;
- No tocante às celebrações de Casamentos e Batizados, recomendamos que sejam canceladas em todo o território Arquidiocesano e transferidas para um outro tempo oportuno. Não será possível a transferência do Casamento para local privado, com reduzido número de pessoas. Da mesma forma, estão cancelados encontros, retiros e reuniões para evitar aglomeração de pessoas;
- A Cúria Metropolitana e as Secretarias Paroquiais estarão fechadas durante período determinado pelas autoridades civis.
Ao concluir estas determinações, invoco a intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres e peço aos sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas e a todo o povo de Deus que intensifiquem as orações pela superação desta calamidade, sem esquecer os profissionais da área de saúde e demais agentes sanitários.
Saliento que a Igreja não fecha, o que fecha são os locais de culto, porque a Igreja somos nós, Corpo místico de Jesus Cristo.
Portanto, estejamos sempre unidos propagando a fé e a esperança, acolhendo e nos solidarizando com o nosso próximo, irmãos e irmãos.
Maceió – AL, 20 de Março de 2020
Que Deus abençoe a todos.
Com a minha bênção episcopal,
Dom Antônio Muniz Fernandes, OCarm.
Arcebispo Metropolitano de Maceió
Pe. Valmir Galdino Paes da Silva
Chanceler da Cúria Arquidiocesana de Maceió
Últimas notícias

Prefeitura de São Miguel dos Milagres realiza evento em comemoração ao aniversário de 65 anos da cidade

Após crise, Fabio Costa visita maternidade e defende que unidade deve continuar aberta

Rafael Brito se posiciona contra proposta que diminui os recursos da Educação no Brasil

Acidente de trânsito é registrado no bairro Guaribas, em Arapiraca

Acidente gravíssimo deixa uma pessoa morta na BR-316 no município de Cacimbinhas

Feirão Alto Show de Veículos conta com mais de 55 carros em ofertas especiais no Shopping Pátio Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
