Detran/AL suspende serviços em cumprimento a Decreto Estadual
Procedimentos tiveram novos prazos estipulados pelo Conselho Nacional de Trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), em cumprimento ao decreto estadual anunciado pelo governador Renan Filho nesta sexta-feira (20), determinou a suspensão geral do atendimento ao público por uma semana como medida preventiva aos riscos de transmissão da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Com relação aos prazos para o cumprimento dos procedimentos de habilitação, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em deliberação publicada na quinta-feira (19), orientou pela ampliação e interrupção dos prazos de processos e procedimentos dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) públicos e instituições privadas prestadoras de serviços relacionados ao trânsito.
Dessa forma, condutores que estão com a CNH vencida desde 19/02/2020, podem continuar circulando com o documento conforme a determinação do Contran, que também interrompeu por tempo indeterminado os prazos de apresentação de defesa de autuação, recursos de multa, defesa processual, recursos de suspensão de direito de dirigir e cassação do documento de habilitação.
Além disso, o prazo para o proprietário realizar os procedimentos de transferência de propriedade do veículo e emplacamento de veículos novos também foi interrompido de acordo com a determinação.
A normativa estabelece ainda que, a partir de agora, o prazo para conclusão do processo de habilitação foi ampliado em seis meses, passando de 12 para 18 meses. Logo, aqueles candidatos que deram início ao processo em março de 2019 e ainda não concluíram, terão até setembro pra concluir todos os trâmites.
A autarquia reforça que Alagoas já conta com o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) disponível para ser baixado nas plataformas Android e IOS. A ferramenta engloba a versão digital da CNH e do CRLV com o mesmo valor jurídico dos documentos em papel, oferecendo maior comodidade e autonomia aos condutores.
Veja também
Últimas notícias
Cachorro invade pista e motociclista sofre acidente na Barra de Santo Antônio
Corações da Paz nas Escolas realiza quase cinco mil atendimentos no primeiro semestre de 2026
Brasil ganha 9.215 novos milionários, mas segue entre os países mais desiguais do mundo, diz UBS
Venezuelanos improvisam necrotério em porto de La Guaira
Homem não aceita fim do relacionamento e agride esposa em Porto Calvo
Mulher de 46 anos tem corte na face e no crânio após ser atropelada em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
