Ufal ganha reforço na produção de protetores faciais com mais impressoras 3D
Máquinas cedidas pelo Sebrae vão auxiliar a produzir equipamentos de proteção para profissionais da saúde
Mais quatro impressoras 3D vão reforçar o trabalho dos pesquisadores da Ufal na produção de protetores faciais que serão destinados aos profissionais de saúde que atuam nos atendimentos a pacientes com covid-19. A pedido do reitor Josealdo Tonholo, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, José da Silva Nogueira Filho, autorizou a cessão temporária dos equipamentos e do respectivo material de consumo que os acompanham.
As impressoras cedidas serão instaladas no Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Universidade. “O apoio do Sebrae será de grande auxílio nessa união de esforços em combate à covid-19”, declarou Tonholo.
Eduardo Florêncio, doutorando pela Ufal e com pesquisas no LCCV, afirma que, nesse primeiro momento, as impressoras serão utilizadas para produção de escudos faciais, mas há a perspectiva de produzir outros equipamentos de proteção individual (EPIs). “Produtos estão sendo desenvolvidos e testados, uma vez que há uma demanda por outros itens, como máscaras m95, respiradores e válvulas”, informa.
Ainda de acordo com o pesquisador, a expectativa da equipe é instalar cerca de dez máquinas na central de manufatura aditiva que está sendo montada no LCCV. “Desejamos alcançar uma produtividade de 60 a 80 máscaras por dia”, detalha. O controle de qualidade e o processo de distribuição dos produtos também são pontos considerados. “Concentrando tudo em um só local e contando com equipamentos com tecnologia equivalente, conseguiremos um maior controle de qualidade e facilitando a logística de distribuição”, destaca.
Ele afirma que as impressoras do Sebrae aumentarão o poder de produção da central que, atualmente, concentra as impressoras locais e do Fablab [Laboratório de Fabricação Digital] da Universidade. “É de suma importância a cessão dessas máquinas para auxiliar em uma causa tão nobre, em um momento tão crítico. Essa iniciativa ajudará na proteção dos nossos profissionais e também no tratamento dos pacientes”, reconhece.
Empréstimo de Impressoras
O Sebrae emprestou as quatro impressoras 3D que estão alocadas no LCCV e que estão fazendo parte da impressão das máscaras. A Aloo telecom e a Algás cederam os insumos para fabricação de 2500 máscaras. A Ufal ainda conta com a acessória técnica na certificação das máscaras por profissionais do HU e da Santa Casa. Foi estabelecida uma parceria para fornecimento de algumas máscaras neste curso de capacitação (veja imagem abaixo) que é coordenado pelo professor Cláudio Soriano.
Últimas notícias
Lucas Guimarães brinca com dicção de Carlinhos Maia quando mente
[Vídeo] Incêndio atinge duas casas e deixa morador ferido em Arapiraca
Mulher é presa após agredir sobrinho com pedaço de madeira no município de Piranhas
Secretaria de Fazenda tira dúvidas de contribuintes sobre envio de carnês do IPTU 2026
Rute Nezinho ministra palestras sobre combate à violência contra a mulher em instituições de acolhimento
Sindrádio/AL se reúne com direção da TV Asa Branca para tratar de sindicalização e Acordo Coletivo de Trabalho
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
