Ufal ganha reforço na produção de protetores faciais com mais impressoras 3D
Máquinas cedidas pelo Sebrae vão auxiliar a produzir equipamentos de proteção para profissionais da saúde
Mais quatro impressoras 3D vão reforçar o trabalho dos pesquisadores da Ufal na produção de protetores faciais que serão destinados aos profissionais de saúde que atuam nos atendimentos a pacientes com covid-19. A pedido do reitor Josealdo Tonholo, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, José da Silva Nogueira Filho, autorizou a cessão temporária dos equipamentos e do respectivo material de consumo que os acompanham.
As impressoras cedidas serão instaladas no Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Universidade. “O apoio do Sebrae será de grande auxílio nessa união de esforços em combate à covid-19”, declarou Tonholo.
Eduardo Florêncio, doutorando pela Ufal e com pesquisas no LCCV, afirma que, nesse primeiro momento, as impressoras serão utilizadas para produção de escudos faciais, mas há a perspectiva de produzir outros equipamentos de proteção individual (EPIs). “Produtos estão sendo desenvolvidos e testados, uma vez que há uma demanda por outros itens, como máscaras m95, respiradores e válvulas”, informa.
Ainda de acordo com o pesquisador, a expectativa da equipe é instalar cerca de dez máquinas na central de manufatura aditiva que está sendo montada no LCCV. “Desejamos alcançar uma produtividade de 60 a 80 máscaras por dia”, detalha. O controle de qualidade e o processo de distribuição dos produtos também são pontos considerados. “Concentrando tudo em um só local e contando com equipamentos com tecnologia equivalente, conseguiremos um maior controle de qualidade e facilitando a logística de distribuição”, destaca.
Ele afirma que as impressoras do Sebrae aumentarão o poder de produção da central que, atualmente, concentra as impressoras locais e do Fablab [Laboratório de Fabricação Digital] da Universidade. “É de suma importância a cessão dessas máquinas para auxiliar em uma causa tão nobre, em um momento tão crítico. Essa iniciativa ajudará na proteção dos nossos profissionais e também no tratamento dos pacientes”, reconhece.
Empréstimo de Impressoras
O Sebrae emprestou as quatro impressoras 3D que estão alocadas no LCCV e que estão fazendo parte da impressão das máscaras. A Aloo telecom e a Algás cederam os insumos para fabricação de 2500 máscaras. A Ufal ainda conta com a acessória técnica na certificação das máscaras por profissionais do HU e da Santa Casa. Foi estabelecida uma parceria para fornecimento de algumas máscaras neste curso de capacitação (veja imagem abaixo) que é coordenado pelo professor Cláudio Soriano.
Últimas notícias
Reserva técnica da Policia científica doa brinquedos ao IML de Maceió
Moradores do Jardim Tropical comemoram pavimentação entregue pelo prefeito Luciano Barbosa
Em uma semana, PM tira de circulação arsenal e drogas em várias cidades de Alagoas
Casal russo tatua o filho de 1 ano para ganhar apartamento
Boi invade supermercado, corre atrás de açougueiro e causa tumulto em MG
Prêmio de R$ 95 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado (25)
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
