Coronavírus: Ufal convida voluntários para Programa Mais Ufal Solidária
Estudantes, técnicos-administrativos e professores podem ser voluntários

Com o objetivo de unir esforços da comunidade acadêmica no combate ao coronavírus, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio do Gabinete do Reitor e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) lançaram nesta quinta-feira (26) o Programa Mais Ufal Solidária.
A meta da proposta é arregimentar entre estudantes, técnicos-administrativos e professores um rol de voluntários para colaborar com execução de atividades que colaborem para a minimização do contágio do Covid-19, assim como para o tratamento de pacientes diagnosticados com a enfermidade.
O Programa é um chamamento para atuação voluntária da comunidade acadêmica da Ufal no atendimento às demandas variadas surgidas face à pandemia mundial do coronavírus. Candidaturas e propostas podem ser submetidas meio do formulário que pode ser acessado neste link.
“Estamos convidando estudantes, técnicos e professores a se voluntariarem em apoio a esta demanda que é emergente: a contenção do contágio do Covid-19 e a realização de iniciativas que possam ajudar nesta tarefa. Queremos mobilizar nossa comunidade neste sentido, reafirmando o compromisso cidadão da Ufal” afirmou o reitor Josealdo Tonholo.
Para participar do Programa, o interessado deve preencher o formulário demonstrando interesse em participar da iniciativa e, caso seja indicado, resumir qual ação deseja desenvolver, livre e voluntariamente.
Como indicação, são apresentadas propostas voltadas a membros da comunidade aptos a ajuda na fabricação de insumos para a coibição do avanço do coronavírus como álcool em gel, por exemplo; a atuação no Hospital Universitário; à disponibilização de cursos e aulas on-line; e a doação de produtos de limpeza a serem destinados à entidades assistenciais e filantrópicas, entre outras a serem sugeridas pelos voluntários.
“O primeiro passo é a manifestação da vontade de desenvolver alguma ação por meio do formulário on-line, submetendo dados, área de atuação do voluntário, ideia de ação e disponibilidade para atuação. Vamos verificar cada formulário e buscar inserir o voluntário em um leque de ações em prol de combater o Covid-19” disse o pró-reitor de Extensão da Ufal, Clayton Santos.
Como exemplo de ação neste campo do voluntariado, professores e alunos do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Ufal já atuam na fabricação de álcool em gel para uso no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), com insumos doados por usinas alagoanas.
Como ação voluntária e solidária, o Programa não dispõe de bolsas, nem de fomento ou apoio financeiro.
Veja o formulário de participação aqui.
Veja também
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
