Religião

Arquidiocese de Maceió suspende cerimônia do lava-pés por causa do coronavírus

Parte da liturgia não ocorrerá durante celebração da Missa da Ceia do Senhor

Por 7Segundos 08/04/2020 15h03
Arquidiocese de Maceió suspende cerimônia do lava-pés por causa do coronavírus
Arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz - Foto: Assessoria

Em virtude da epidemia do coronavírus, a Arquidiocese de Maceió suspendeu o rito de lava-pés na celebração da Quinta-feira Santa.

A Missa da Ceia do Senhor, da qual o rito faz parte, será mantida na Catedral Metropolitana, no Centro da capital, com Dom Antônio Muniz Fernandes, mas terá o ritual omitido e acontecerá a portas fechadas, às 17h.

A celebração será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese de Maceió, para que os fiéis possam participar dos ritos da Semana Santa.

“Espiritualmente a Igreja está lotada de fiéis que nos acompanham pelas redes sociais. Tenho a certeza que esta Semana Santa será vivida de forma plena pelas famílias. Ninguém aprisiona a Palavra de Deus”, disse o arcebispo.

Programação da Semana Santa

Já na Sexta-feira da Paixão, a celebração presidida por Dom Antônio, ocorre às 15h, na Catedral, também a portas fechadas para o público, apenas para a equipe de liturgia e comunicação.

No Sábado Santo, o arcebispo irá também presidir, a Vigília Pascal, às 19h.

Por fim, no Domingo de Páscoa Dom Antônio preside a missa de Páscoa, às 10h, igualmente reservado apenas para a equipe de liturgia e de comunicação direto da capela particular na residência episcopal.

Em todas as celebrações, para evitar que haja aglomeração de pessoas na Catedral, as cerimônias serão transmitidas ao vivo, através das redes sociais da Arquidiocese. Da mesma forma, as paróquias irão transmitir as missas dominicais e outras celebrações pelas redes sociais.