Fortalecer o sistema imunológico é fundamental durante a pandemia
Doces e frituras devem ser consumidos o mínimo possível neste período
Isolamento social, quarentena e preocupação constante com a disseminação do vírus da Covid-19. Em frente à TV, laptop ou smartphone, muitas vezes, a alimentação tem sido o refúgio para várias pessoas, mas, é preciso ficar atento. A nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE), Carolina Braga, alerta que a diminuição na ingestão de alimentos saudáveis pode enfraquecer o sistema imunológico, além de aumentar o excesso de peso e comorbidades.
Ela orientou que, mesmo em meio a mudanças na rotina, a conservação dos hábitos alimentares saudáveis não deve ser esquecida. “Estamos vivendo um período difícil, onde nossa saúde mental está fragilizada e boa parte da população encontra-se em casa, alimentando-se de uma forma bastante inadequada. Precisamos manter uma alimentação balanceada para que nosso sistema imunológico não sofra nenhuma queda”, ressaltou.
Segundo a nutricionista, a alimentação pode contribuir para fortalecer a imunidade. “O ideal é dar preferência a alimentos fontes de vitamina C e ômega 3, aumentando, assim, a resistência do nosso organismo e fazendo-o trabalhar ainda melhor, em conjunto, com a produção de vitamina D. Apesar de estarmos em casa, não podemos esquecer do banho de sol. 15 a 20 minutos por dia já são suficientes e é a melhor forma de absorção da vitamina no organismo”, ressaltou.
Especiarias
O uso de especiarias como aipo, cebola, alho, gengibre, açafrão também fortalecem o sistema imunológico, agindo em conjunto com a alimentação. “Eu sempre sugiro um shot matinal (dois ou três dedos do líquido), que vem sendo muito recomendado e inclui o própolis vermelho (10 a 15 gotas), espremido com limão. Ele contém compostos capazes de regular nosso sistema imunológico, além de ser um antibacteriano e um antiviral, que fortalece ainda mais a resposta imune do corpo e pode ser utilizado todas as manhãs”, acrescentou a nutricionista do HGE.
Sobre suplementação alimentar, a nutricionista alertou que só devem ser anexadas à alimentação, nos casos de grupos de riscos, pessoas idosas, hipertensas e diabéticas. Pessoas saudáveis, que mantêm uma alimentação regular não necessitam.
“Mais indicado para o fortalecimento do sistema imunológico, tanto para o grupo de risco como para as pessoas saudáveis, é a ingestão de alimentos antioxidantes e antiinflamatórios. Também é importante a ingestão de probióticos e prebióticos que podem ser utilizados em todas as faixas etárias”, ressaltou Carolina Braga.
Ela explicou que probióticos e prebióticos são bactérias benéficas que vivem no intestino e melhoram a saúde geral do organismo, trazendo vários benefícios, inclusive facilitando a digestão e absorção de nutrientes, como também fortalecendo o sistema imunológico. “As fontes são vegetais e legumes (250 gramas, duas a três xícaras) no almoço e jantar, biomassa da banana verde, kefir, chucrute, aveia, cogumelos e alimentos ricos em fibras”, exemplificou a nutricionista do HGE, ao recomendar manter o sono diário, entre 7 e 8 horas por dia, deitando-se sempre no mesmo horário e evitando horários descompensados.
Baixo Consumo
Os alimentos que devem ser excluídos ou consumidos o mínimo possível, segundo Carolina Braga, são os doces, as guloseimas e as frituras, “pois eles servem de combustível para as células ruins do corpo. É relevante aproveitar o tempo que se está mais em casa para testar receitas caseiras saudáveis. Também se pode espaçar mais as refeições, diminuindo as quantidades e os horários, comendo de duas em duas horas para evitar o sobrepeso”, sugeriu.
Veja também
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
