Saúde

Nutricionista responde: tem como prevenir o Coronavírus por meio da alimentação?!

O Portal 7 Segundos entrevistou a nutricionista Michelle Yanne que falou sobre a necessidade de fortalecer o sistema imunológico

Por Taísa Bibi 22/03/2020 11h11
Nutricionista responde: tem como prevenir o Coronavírus por meio da alimentação?!
Nutricionista Michelle Yanne - Foto: Cortesia

Muitos são os boatos gerados na internet sobre alimentos milagrosos que combatem o Covid-19. O Portal 7 Segundos entrevistou a nutricionista Michelle Yanne, que garante não haver estudos que indicam prevenção contra o Coronavírus por meio de alimentação, mas existem alimentos que auxiliam na imunidade, e assim, o organismo pode estar mais protegido em relação a vírus, fungos e bactérias.

A nutricionista afirma que, não se sabe muito sobre o Coronavírus em relação a proteção alimentar e nem a medicação, tudo está em estudo, por ser um vírus novo para todos.

“Como nutricionistas o que estamos fazendo é a orientação nutricional com evidência em proteção do sistema imunológico. Não existem substâncias milagrosas, mas sabemos que um organismo bem nutrido, tem mais probabilidade de não adquirir doenças”, afirma Michelle.

Para isso é necessário uma alimentação equilibrada. “Uma alimentação equilibrada, bem distribuída de seus macronutrientes (proteína, carboidrato e gorduras essenciais), e rica em micronutrientes, que são os minerais e vitaminas, estando associadas a algumas substâncias bioativas que estão presentes em alguns alimentos, provavelmente irá contribuir para auxiliar a resistência contra qualquer patógeno”, explica a especialista.

Assim uma boa alimentação pode condicionar para um sistema imunológico mais eficiente, com menor risco de doenças. “Só que é importante que as pessoas tenham consciência que a alimentação saudável depende de termos uma diversidade alimentar, o que o Conselho Federal de Nutrição fala sobre o Coronavírus é que a gente trate o paciente como a gente sempre tratou, baseado no guia alimentar da população brasileira, com a distribuição dos macronutrientes e micronutrientes. O tratamento é de uma forma geral, e não específico com o Coronavírus, pois não há evidência científica.”, explica.

“Não há alimentos, suplementos, coquetéis, que previnam a Coronavírus. Porque para se avaliar a segurança e eficácia de um suplemento é preciso um ensaio clínico controlado e randomizado. Pra afirmar esse efeito, precisaria fazer esse tipo de estudo com um grupo de pessoas infectadas e ter um grupo controle, o que ainda não deu tempo de acontecer”, complementa.

Então é recomendado que as pessoas fujam das promessas milagrosas que surgem na internet todos os dias. “Muitas pessoas esquecem de ter uma alimentação equilibrada e balançada e ficam se pretendendo a falsas promessas”, afirma Michelle.

Alimentos que auxiliam na imunidade

De acordo com a nutricionista um corpo bem alimentado e bem nutrido, é capaz de fugir de algumas doenças. “E é aí onde entram os alimentos antioxidantes, imunomoduladores, que auxiliam no aumento da imunidade celular, mas isso como um todo, então não quer dizer que vá liberar o indivíduo de adquirir o vírus Covid-19 quando fizer o uso dessas substâncias, não se sabe ainda”.

Michelle Yanne recomenda uma alimentação rica em vitaminas e minerais, e explica como funcionam esses elementos e onde podem ser encontrados.

VITAMINA A - ajuda regular a função pulmonar, deixando as vias respiratórias menos vulneráveis as infecções

Encontrada - vegetais verdes escuras (ESPINAFRE, COUVE, RÚCULA, ALFACE, etc.) e frutas e hortaliças de cor alaranjadas (MAMÃO, CENOURA, MANGA, etc.)

VITAMINA E - além da ação antioxidante, ajuda a aumentar a produção de anticorpos que vão ajudar no combate as infecções

Encontrada - fontes oleaginosas (CASTANHAS, NOZES, AMÊNDOAS, SEMENTES DE LINHAÇA, GERGELIM, ABÓBORA, GIRASSOL, etc.)

VITAMINA C - considera um potente antioxidante, por isso tem uma importante função na proteção da células do sistema imunológico

Encontrada - frutas cítricas (LARANJA, LIMÃO, CAJU, GOIABA, KIWI, MORANGO, etc.) e em vegetais verdes escuras (ESPINAFRE, COUVE, RÚCULA, ALFACE, etc.) 

VITAMINA D - atua como protetora do sistema imunológico, uma suplementação dessa vitamina ajuda realmente a proteger o organismo contra infecções, mas com a ressalva, já que para ela ser ativada é necessário a exposição ao sol 

FERRO - atua na resposta imunológica

Encontrado - fontes de origem animal como CARNES VERMELHA, VÍSCERAS, e nas fontes vegetais verdes escuras (ESPINAFRE, COUVE, RÚCULA, ALFACE, etc.), nas leguminosas (FEIJÃO, ERVILHA, LENTILHA, etc.)e nos cereais (ARROZ INTEGRAL, AVEIA, etc.)

ZINCO - forma uma barreira protetora que dificulta a entrada de agentes infeciosos, funciona como uma barreira

Encontrado - leguminosas (FEIJÃO, ERVILHA, LENTILHA, etc.) e oleaginosas (CASTANHAS, NOZES, AMÊNDOAS, SEMENTES DE LINHAÇA, GERGELIM, ABÓBORA, GIRASSOL, etc.)

SELÊNIO - possui efeito antiviral

Encontrado - CASTANHA DO PARÁ, CASTANHA DE CAJU, SEMENTES DE GIRASSOL, FEIJÃO E CEREIAS INTEGRAIS

MAGNÉSIO - outro mineral que atua na maturidade das células dE defesa, ajudando melhorar o quadro respiratório, 

Encontrado - CEREAIS INTEGRAIS, leguminosas (FEIJÃO, ERVILHA, LENTILHA, etc.) e oleaginosas (CASTANHAS, NOZES, AMÊNDOAS, SEMENTES DE LINHAÇA, GERGELIM, ABÓBORA, GIRASSOL, etc.)

“Tudo o que a gente precisa para proteger o nosso corpo está nas fontes naturais”, explica Michelle.

Beba água

A especialista lembra que não podemos esquecer da hidratação. “Não podemos esquecer de uma boa hidratação, com as mudanças de temperatura, as pessoas acabam esquecendo de tomar muita água, é do ser humano, que só lembra quando está com sede mas aquele mecanismo de sede quando é ativado é porque o nosso rim já está sofrendo, é a forma que ele tem de pedir socorro, mandando um  sinal de sede para o cérebro, e não pode ser assim”.

“Surgiu um boate que tinha que tomar água para matar o vírus que ficavam na boca, e isso não tem nada haver, tem que tomar água para se hidratar, um corpo bem hidratado tem um melhor funcionamento”, explica.

Um adulto deve tomar de 30 a 35 ml de água por quilo de peso por dia, já o idoso 25ml de água por quilo de peso. “Assim temos um bom funcionamento do instintivo, dos rins, do organismo como um todo, a água é essencial para a vida”, complemente Michelle.

 “Mas quero deixar claro que elas podem ou não auxiliar na prevenção de infecções pelo Covid19, por ainda não existir evidência científica. A recomendação é de sempre procurar um profissional de nutrição, que só ele é  apto a prescrever dieta”, finaliza.