Empresa de tratamento de efluentes é autuada por operar sem licença ambiental
Para operar de modo regular empreendimentos devem seguir as três etapas requeridas até a abertura do negócio
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) segue em ação, como um dos serviços públicos essenciais. Nesta semana, o órgão ambiental autuou uma empresa de tratamento de efluentes no município de Maceió por operar sem licença ambiental. O empreendimento está interditado até sua regularização.
O plantão de atendimento de denúncias da fiscalização e o suporte virtual do licenciamento reforçam a necessidade dos empreendimentos e entidades agirem de acordo com a legislação ambiental, mesmo em período de isolamento social.
A empresa de tratamento de efluentes foi flagrada em operação, apesar de possuir apenas a licença de instalação. O empreendimento foi interditado e autuado em R$ 33.264,53.
As atividades podem ser retomadas após a emissão da licença de operação, etapa final para efetivar o processo de emissão da licença ambiental. O processo pode ser feito digitalmente através do Portal Ambiental.
É necessário comprovar o cumprimento das condicionantes, conforme o tipo de empreendimento, e solicitar a licença de operação (LO) dentro do prazo e do que a legislação determina. As condicionantes se constituem do passo a passo que o empreendedor, estando de posse daquele documento, deve cumprir para continuar efetivar a licença ambiental.
A empresa autuada também pode realizar a defesa de auto de infração, notificação ou intimação e atendimento de condicionante de licenças no Portal Ambiental.
Para defesa de auto de infração, notificação ou intimação, deve-se selecionar no site a categoria adequada e anexar na solicitação a cópia do auto de infração ou decisão administrativa, além de apresentar também, em anexo, um documento para defesa ou recurso.
Em caso de atendimento de condicionante de licenças, o interessado precisa selecionar no site a categoria correspondente e anexar a cópia da licença, projeto do empreendimento e o arquivo do atendimento.
O Portal Ambiental pode ser acessado através do endereço https://licenciamento.ima.al.gov.br/. O site agrega os serviços digitais das gerências de licenciamento e fiscalização do IMA, firmando-se como um dos pilares essenciais do órgão ambiental durante a paralisação do atendimento presencial.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
