Covid-19: Rui decreta calamidade pública e prorroga medidas de prevenção
Decreto foi publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município (DOM)
O prefeito Rui Palmeira prorrogou até o dia 7 de maio as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) e decretou calamidade pública no âmbito municipal. O decreto nº 8.869 foi publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município (DOM), desta quarta-feira (22).
Segundo a publicação, continuam suspensos eventos públicos agendados por órgãos ou entidades municipais e a paralisação das atividades educacionais nas escolas da rede municipal de ensino.
Atividades comerciais na orla marítima e lagunar também estão proibidas, exceto as bancas de revistas, o Centro Pesqueiro de Jaraguá e as balanças de pescado.
O decreto também obriga estabelecimentos comerciais, que foram autorizados a funcionar pelo governo do Estado, a disponibilizarem álcool em gel 70%, e lavatório com sabonete líquido e papel toalha para funcionários e clientes.
Comércio
O decreto define ainda que os estabelecimentos autorizados a funcionar orientem por meio de comunicação visual quanto ao distanciamento mínimo obrigatório de 1,5m entre pessoas; ampliem e/ou agilizem o atendimento a idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais; intensifiquem as ações de limpeza e desinfecção de ambientes e cumprir integralmente todas as recomendações de prevenção e controle expedidas pelas autoridades sanitárias competentes.
Os estabelecimentos que estão operando na modalidade “Pegue e Leve” deverão, além das medidas já citadas, proibir o consumo de produtos no local; entregar os alimentos para viagem sempre embalados; limitar a entrada de apenas dois clientes por vez, de modo a evitar aglomeração de pessoas no interior do estabelecimento; proibir o uso de mesas e cadeiras por clientes, mesmo que durante a espera.
Educação
Permanece suspenso, em todo território municipal, até o dia 07 de maio, podendo este prazo ser prorrogado ao final desse período, o funcionamento das instituições de ensino, exceto para a realização de atividades administrativas.
Turismo
Recomenda-se a suspensão da entrada de novos hóspedes nos meios de hospedagem de Maceió, incluindo a locação de imóveis para fins turísticos através de qualquer plataforma, sites de hospedagem ou meios digitais, podendo esse prazo ser prorrogado ao final desse período.
Teletrabalho
O teletrabalho dos servidores públicos fica mantido até 07 de maio. Até lá, permanece suspenso o atendimento presencial ao público nos Órgãos da Administração Pública Municipal e os atendimentos dos serviços não essenciais estão sendo realizados pelos canais de comunicação oficiais de cada órgão (telefone, e-mail e congênere).
Licitações
Fica dispensada a licitação para a aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento do Estado de Calamidade em Saúde Pública.
Velórios
Em casos de mortes por covid-19, até em casos suspeitos, a duração máxima será de uma hora por velório e enterro, com o caixão fechado e limite de dez pessoas. Já no caso de óbitos que não sejam decorrentes da pandemia, a duração máxima será de três horas com a presença de 20 pessoas. Os idosos com mais de 60 anos, as pessoas com doenças crônicas e as suspeitas de ter contraído coronavírus, não devem comparecer ao cemitério.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
