População entre 20 e 49 anos já soma quase metade dos casos de Covid-19
Especialistas reforçam que ninguém está imune ao contágio pela doença, que já apresenta elevado número de infecção entre os mais jovens
Jovens, não se enganem: a Covid-19 é uma doença democrática. Apesar da prevalência em idosos, ninguém está imune ao contágio. Por aqui, as estatísticas já comprovam. De acordo com o último boletim epidemiológico, emitido na quarta-feira (29) pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS/AL), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Alagoas chegou a 957 casos testados positivos para o novo coronavírus.
Ao analisar a contaminação por faixa etária, a incidência de transmissão no estado apresenta um dado surpreendente. A população entre 20 e 49 anos já soma mais da metade das pessoas contaminadas. Neste intervalo, há 594 indivíduos infectados e dez óbitos confirmados.
“Há uma crença, equivocada, de que os jovens saudáveis não morrem com a Covid-19, só os idosos. Isso não é verdade! Apesar de muito menor nas faixas etárias abaixo de 60 anos, há uma mortalidade de até 1%”, estima o cardiologista Roberto Lúcio, especialista em terapia intensiva, com experiência de 22 anos em UTI.
O fato é atestado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que no início do mês disparou o alerta: aumenta número de casos graves de coronavírus entre pessoas jovens e sem doenças preexistentes. “Todos somos de risco. Pessoas jovens estão morrendo também. Ninguém está seguro quanto à ocorrência de complicações, mesmo os jovens, como se pensava”, alerta o pneumologista Artur Gomes Neto.
Outro fato relevante é que Alagoas, assim como o Brasil, apresenta uma população jovem bem mais numerosa do que países europeus, por exemplo. Segundo dados do IBGE, até agosto do ano passado, o país possuía 93% de habitantes com idade abaixo dos 60 anos. E o pior: boa parte deles vivendo em condições sociais desfavoráveis e com um alto índice de obesos – um dos fatores de risco da patologia, independentemente da idade.
“Acho que a juventude tem, naturalmente, uma sensação de imortalidade. Eles se recusam a pensar na finitude de nossa condição humana, isso os leva a uma exposição maior a situações de risco, em todos os sentidos”, considera o médico Roberto Lúcio.
“Além disso, há os danos colaterais dessa atitude. Eles podem adquirir a doença viral, ter nenhum ou poucos sintomas, além de se tornarem os disseminadores de vírus para outros jovens – e, mais grave, para os grupos de maior risco: jovens que sofrem de alguma condição que diminui a imunidade (transplantados, em quimioterapia, portadores de diabetes, cardiopatia, obesidade, doenças autoimunes etc.) e os idosos que convivem com eles, pais, tios e avós”, pontua o especialista.
Divisão por faixa etária
Números de casos confirmados de Covid-19 em Alagoas até 29 de abril:
Abaixo de 10 anos: 15 casos
10-19 anos: 21 casos
20-29 anos: 103 casos
30-39 anos: 259 casos (faixa com maior número de infectados)
40-49 anos: 232 casos
50-59 anos: 159 casos
60-69 anos: 86 casos
Acima de 70 anos: 82 casos
Fonte: Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS/AL)
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
