Exercícios físicos ao ar livre favorecem a disseminação da Covid-19
Médicos alertam para os riscos da prática que tem crescido principalmente na orla e nas praça de Maceió

Contrariando as recomendações de isolamento social , aumentou o número de pessoas que praticam exercícios físicos ao ar livre em Maceió, principalmente na orla marítima e em praças públicas. A aglomeração gerada pelas atividades em ambientes externos têm preocupado os médicos, que temem o avanço da Covdi-19.
Um dos alertas foi feito pela médica infectologista Sarah Dellabianca, diretora do Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira, durante entrevista coletiva online. “Temos visto com muita frequência e diariamente a quantidade de pessoas praticando atividades físicas na orla. A gente sabe que o ato de correr e caminhar faz com que a mobilização de secreções atinja um raio superior a dois metros. Então às pessoas que acham que a atividade física é isenta de risco: quando é feita de maneira aglomerada, esse risco aumenta e aumenta consideravelmente”, alertou.
Para o presidente da Sociedade de Medicina de Alagoas, Fernando Gomes, a progressão da pandemia atravessa um dos momentos mais críticos, o que aumenta a importância do isolamento social. “Devemos praticar exercícios físicos, mas de forma individual e se possível em casa. A prática de andar em dupla não é segura”, observou Fernando Gomes. Para o médico, a quebra do isolamento pode elevar a curva de contágio pelo novo coronavírus, sobrecarregando o sistema hospitalar.
Em Alagoas academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares estão com as atividades suspensas pelo decreto governamental que prorrogou, até 5 de maio, as medidas de enfrentamento à Covid-19 com foco, sobretudo, na manutenção do isolamento social.
Conselho faz recomendações
Diante do novo contexto da Covid-19, o Conselho Federal de Educação Física (Confef) emitiu recomendações aos profissionais. A busca de alternativas de acompanhamento à distância e a adaptação da rotina de exercícios e treinamentos, de diferentes grupos sociais, aos recursos tecnológicos, estão entre as principais orientações.
O coordenador de Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da 19ª Região, Antônio Neto, afirmou que o órgão, em Alagoas, segue as recomendações da entidade superior. Segundo eles, as diretrizes estão baseadas no que estabelece a Organização Mundial de Saúde (OMS), principalmente quanto à prescrição de exercícios preferencialmente feitos em casa.
Neto observa, entretanto, que por não haver proibição específica para a prática de exercícios físicos em áreas abertas, a orientação é evitá-los. E, quando prescritas, essas atividades devem ser feita atendendo às normas de distanciamento e de conduta, como manter a distância de cinco metros entre um indivíduo e outro durante uma caminhada; 10 metros para a corrida e de 20 para o ciclismo.
“Quando se faz uma caminhada na orla - seja por prescrição de um profissional de educação física ou por livre vontade de caminhar - você tem que, no mínimo, respeitar essas distâncias. Um estudo recente, publicado por universidades da Bélgica e da Holanda, mostrou que uma atividade simples como uma caminhada libera aerossóis, através da respiração da pessoa, por uma distância de até cinco metros”, destacou o coordenador.
Veja também
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
