Óbitos de pessoas com menos de 49 anos por Covid-19 já chegam a 23% em Alagoas
Das 89 vítimas até agora, vinte e uma tinham entre 20 e 49 anos; dado rebate ideia de que doença só mata idosos e pessoas com problemas prévios
Das 89 mortes confirmadas por Covid-19 em Alagoas, 21 são de indivíduos jovens ou adultos jovens, na faixa etária de 20 a 49 anos. Isso corresponde a 23,6% do número total de óbitos registrados no estado até o momento, conforme o Boletim Epidemiológico de número 61, divulgado nessa quarta-feira (6) pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS/AL), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).
O dado desmistifica o pensamento comum de que a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pode ser fatal apenas em indivíduos com idades mais avançadas e portadores de doenças associadas. Em Alagoas, um jovem de 24 anos, sem histórico de doença prévia, morreu por Covid-19 no dia 21 de abril, no Hospital Geral do Estado (HGE). Depois, foram registradas mais cinco mortes de homens que não tinham comorbidades com 34, 43, 44, 45 e 46 anos, entre os dias 24 de abril e 04 de maio.
O médico infectologista Fernando Maia afirma que a Covid é uma doença “democrática”, ou seja, que acomete qualquer pessoa. O oncologista Marcos Davi Lemos destaca: “Mesmo os jovens sem comorbidades [doenças anteriores] têm morrido pela Covid-19”.
Outro número que chama a atenção é que dos 305 casos confirmados que desenvolveram a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por coronavírus, 102 estão na faixa etária dos 20 aos 49 anos, o que representa uma incidência de 33,4%. Também há três casos de crianças menores de 10 anos que tiveram a síndrome grave por conta da Covid-19.
O oncologista Marcos Davi lembra que, como não existem ainda respostas seguras para afirmar quais as razões concretas da mortalidade nessa faixa etária, a medicina recomenda que indivíduos jovens tenham os mesmos cuidados que os mais idosos: “É preciso manter o distanciamento social, só sair à rua quando realmente necessário, usando máscaras e sempre evitando aglomerações”.
Dos 21 óbitos por coronavírus em Alagoas na faixa etária dos 20 aos 49 anos, 17 são do sexo masculino e 4 do sexo feminino.
Últimas notícias
Marcelo Beltrão destaca fortalecimento dos municípios durante a XXVII Marcha em Brasília
Trabalho de Rafael Brito garante reajuste automático do piso do magistério para todos os professores
Projeto de Cabo Bebeto aprovado na ALE obriga escolas a comunicar pais sobre atividades de gênero
Semarh divulga previsão do tempo para esta quarta-feira (20) em Alagoas
Ação do prefeito Ronaldo Lopes reduz pela metade taxas anuais para taxistas e mototaxistas de Penedo
Charles Pacheco participa de Marcha Municipalista em busca de avanços para São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
