Instagram oculta postagem de Bolsonaro com informação falsa
Postagem apresentava dados falsos sobre o coronavírus no estado do Ceará
O Instagram ocultou uma publicação postada pelo perfil do presidente Jair Bolsonaro que disseminava informações falsas sobre a pandemia do novo coronavírus no Ceará.
A mensagem havia sido publicada inicialmente pelo deputado estadual André Fernandes e dizia que o Ceará registrara mais mortes por doenças respiratórias entre 16 de março e 10 de maio de 2019 (6.377) do que no mesmo período de 2020 (6.296), insinuando que a pandemia de coronavírus não é tão grave.
Mas uma checagem feita pela Agência Lupa, usada como base para a decisão do Instagram de ocultar a publicação do presidente, mostrou que os números são bastante diferentes: 2.808 óbitos por doenças respiratórias no estado entre 16 de março e 10 de maio de 2019 e 3.217 no mesmo período deste ano.
As cifras são do Portal da Transparência do Registro Civil, que criou uma página com dados sobre a Covid-19. Segundo a checagem, a postagem publicada por Bolsonaro incluía a categoria "demais mortes", que diz respeito a óbitos causados por outras doenças, como tumores, Aids ou infarto, sem relação com síndromes respiratórias.
O Ceará é o terceiro estado com mais casos do novo coronavírus em termos absolutos, com 17.599, de acordo com o Ministério da Saúde, atrás apenas de São Paulo (46.131) e do Rio de Janeiro (17.939).
Em números relativos, é o quarto, com 1.927 casos por cada 1 milhão de habitantes, atrás do Amapá (3.158/1 milhão de hab.), do Amazonas (3.117/1 milhão de hab.) e de Roraima (2.138/1 milhão de hab.) O estado também é o terceiro com mais mortes (1.189) em termos absolutos, depois de São Paulo (3.743) e Rio de Janeiro (1.770), e o segundo em índices relativos (130/1 milhão de hab.), atrás somente do Amazonas (250/1 milhão de hab.). (ANSA).
Veja também
Últimas notícias
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Homem é preso após torturar e manter esposa em cárcere privado em Rio Largo
Adolescente é flagrado com maconha no bairro Primavera, em Arapiraca
Ministério Público oferece denúncia contra advogada por calúnia contra defensor público alagoano
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
