Vereador pede suspensão da venda de cloroquina e ivermectina em pet shops
Segundo Francisco Sales, pessoas estão comprando medicamentos de uso veterinário
O vereador Francisco Sales (PSB) anunciou que vai encaminhar ao Ministério Público Estadual (MPE) e a Defensoria Pública Estadual (DPE) um pedido de recomendação para suspensão da venda das substâncias de cloroquina e ivermectina em pet shops. Segundo o paralmentar, os medicamentos possuem formulações diferentes do medicamento para humano.
O pedido ocorre após o recebimento de denúncia de que pessoas estão realizando a compra e fazendo o uso desses medicamentos que são exclusividade do uso veterinário.
O vereador alerta que as pessoas estão apreensivas para fazer o uso das duas substâncias indicadas no tratamento para a Covid-19 e como não encontram nas farmácias, que estão tendo dificuldades para manter seus estoques, acabam recorrendo aos pet shops.
“Mas existe um risco muito grande nisso. São remédios com o mesmo nome, mas a indicação e a substância são diferentes, trazendo um sério risco à saúde de qualquer cidadão. Por isso é necessário que haja a suspensão ou o controle dessa venda”, afirmou Francisco Sales.
O próprio Conselho Federal de Farmácia (CFF) já havia alertado que os medicamentos veterinários possuem formulações diferentes do medicamento para humano. Tanto que eles são registrados no Ministério da Agricultura, enquanto os medicamentos para humano são registrados na Anvisa.
No pedido formulado, o vereador sugere que não havendo a possiblidade da suspensão da venda, que ela seja feita de forma restrita apenas com receituário do médico veterinário, já que é uma forma de limitar o acesso as medicações.
Além de enviar o pedido ao Ministério Público e a Defensoria, o vereador ainda irá oficiar a Vigilância Sanitária em Maceió, o Conselho Regional de Farmácia (CRF/AL), e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV/AL).
Veja também
Últimas notícias
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
Prefeito Luciano visita obras do conservatório de música de Arapiraca ao lado de filho de Hermeto Pascoal
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
