Vereador pede suspensão da venda de cloroquina e ivermectina em pet shops
Segundo Francisco Sales, pessoas estão comprando medicamentos de uso veterinário
O vereador Francisco Sales (PSB) anunciou que vai encaminhar ao Ministério Público Estadual (MPE) e a Defensoria Pública Estadual (DPE) um pedido de recomendação para suspensão da venda das substâncias de cloroquina e ivermectina em pet shops. Segundo o paralmentar, os medicamentos possuem formulações diferentes do medicamento para humano.
O pedido ocorre após o recebimento de denúncia de que pessoas estão realizando a compra e fazendo o uso desses medicamentos que são exclusividade do uso veterinário.
O vereador alerta que as pessoas estão apreensivas para fazer o uso das duas substâncias indicadas no tratamento para a Covid-19 e como não encontram nas farmácias, que estão tendo dificuldades para manter seus estoques, acabam recorrendo aos pet shops.
“Mas existe um risco muito grande nisso. São remédios com o mesmo nome, mas a indicação e a substância são diferentes, trazendo um sério risco à saúde de qualquer cidadão. Por isso é necessário que haja a suspensão ou o controle dessa venda”, afirmou Francisco Sales.
O próprio Conselho Federal de Farmácia (CFF) já havia alertado que os medicamentos veterinários possuem formulações diferentes do medicamento para humano. Tanto que eles são registrados no Ministério da Agricultura, enquanto os medicamentos para humano são registrados na Anvisa.
No pedido formulado, o vereador sugere que não havendo a possiblidade da suspensão da venda, que ela seja feita de forma restrita apenas com receituário do médico veterinário, já que é uma forma de limitar o acesso as medicações.
Além de enviar o pedido ao Ministério Público e a Defensoria, o vereador ainda irá oficiar a Vigilância Sanitária em Maceió, o Conselho Regional de Farmácia (CRF/AL), e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV/AL).
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
