Fluxo de usuários duplica e Secretaria de Saúde reestrutura Central de Triagem do Sesi
Unidade já realizou 8.477 atendimentos e 5.787 testes rápidos
O fluxo de usuários na Central de Triagem do Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche, duplicou na última semana. Para assegurar que os usuários aguardem pelo atendimento sentados e não haja aglomerações, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) montou duas tendas e disponibilizou 100 cadeiras, respeitando o distanciamento social. A medida, implementada neste sábado (16), visa humanizar o atendimento àqueles que apresentam síndromes gripais e procuram o serviço para serem consultados por médicos, além de serem submetidos à testagem rápida para o diagnóstico da Covid-19.
Para se ter ideia da grande demanda que o serviço tem recebido diariamente, a capacidade instalada é de 200 atendimentos por dia, mas foram realizados 265 atendimentos na sexta-feira (15) e 315 até as 19h deste sábado (16).
“Com o registro do aumento de pacientes com síndromes gripais que procuravam a porta de entrada do HGE [Hospital Geral do Estado], criamos a Central de Triagem do Ginásio do Sesi, protegendo assim os servidores e pacientes do maior hospital público do estado. Entretanto, a população começou a procurar prioritariamente o novo serviço em busca de testagem e consulta, o que resultou em um fluxo de usuários acima da capacidade instalada e gerou demora no atendimento e aglomerações, que serão corrigidas com as intervenções feitas neste sábado [16]”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.
Inaugurada no dia 14 de abril deste ano, a Central de Triagem do Ginásio do Sesi já realizou 8.477 atendimentos e 5.787 usuários foram submetidos a testes rápidos para a Covid-19, com 479 deles tendo apresentado resultado positivo para a doença causada pelo novo coronavírus. O serviço funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, em uma estrutura que dispõe de 10 consultórios, quatro salas de coleta, 16 poltronas de medicação e 114 profissionais envolvidos nos atendimentos, entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos administrativos.
Nova Central de Triagem – A Sesau inaugura, nesta segunda-feira (18), a Central de Triagem do Benedito Bentes. O novo serviço vai funcionar no estacionamento do Shopping Pátio Maceió e terá capacidade para 200 atendimentos diários, com cinco médicos de plantão, atuando 24 horas por dia, de domingo a domingo.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
