JHC defende debate para o polêmico projeto contra as fake news
Alagoano aponta trechos que prejudicam a liberdade de expressão
O projeto de lei que estabelece regras para o uso e a operação de redes sociais e serviços de mensagem privada via internet (PL 2.630/2020) foi tema de debate na tarde desta terça-feira (02) na CNN Brasil que contou com a participação do deputado federal João Henrique Caldas (JHC).
O alagoano participou do quadro Visão do Poder com Felipe Rigone, um dos parlamentares que defendem o projeto. JHC acredita que o projeto deve ser debatido com a sociedade, pois existem trechos que podem atacar a liberdade de expressão.
“O texto já passou por mais uma versão, e isso aponta que ao está devidamente pronto”, iniciou.
JHC lembrou que devido à pandemia, o processo legislativo foi flexibilizado para a avaliação dos projetos e os deputados foram surpreendidos com essa discussão em meio a tudo isso. “Precisamos combater a desinformação, reunir a Academia, sociedade civil, o judiciário para conseguirmos acertar da forma mais possível combater os crimes na internet. O projeto tem boa intenção”.
Ele lembrou que nenhum país democrático conseguiu chegar a um consenso. “O mais perto que conseguimos foi a União Européia que se reuniu com as plataformas e chegaram a um ponto comum”.
O projeto cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. O texto visa desestimular o abuso de identidades virtuais, a manipulação de informação e a disseminação automatizada de mensagens, e se aplica a plataformas com mais de dois milhões de usuários.
Os pontos mais polêmicos do projeto dizem respeito à intervenção das plataformas sobre conteúdos que promovam desinformação. De acordo com alguns dispositivos da proposta original, as empresas seriam encorajadas a usar os serviços de verificadores independentes de conteúdo e a agir para interromper a promoção artificial do material quando fosse identificada informação enganosa.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
