Coronavírus: Cria reforça a importância de doação de leite materno
Pandemia reduziu drasticamente o estoque nas maternidades e hospitais

A corrente de solidariedade é um dos instrumentos mais importantes de combate ao coronavírus e, por isso, o Programa Criança Alagoana (CRIA) reforça o chamado para doação de leite humano destinados às maternidades e hospitais públicos.
Com a pandemia houve uma queda de 50% das doações, mas a ação solidária precisa ser mantida para garantir o bom desenvolvimento das bebês que não podem ser amamentados pelas mães.
O alerta para o desabastecimento do banco de leite humano de Alagoas é feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e visto com preocupação pelo Núcleo de Saúde do CRIA. Segundo a coordenadora do Núcleo, Alessandra Viana, quando os bancos estão com carência, é preciso chamar atenção de todas as mães que têm leite em excesso e reformar que a doação é um gesto de proteção.
“O aleitamento materno ainda é a estratégia mais efetiva de combate à mortalidade infantil. Estudos indicam que o leite humano é capaz de reduzir em até 13% as mortes evitáveis de crianças até os 5 anos de vida, entretanto, existem condições que impedem o recém-nascido de mamar”, reforçou Alessandra Viana.
De acordo com a médica pediatra e coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Santa Mônica, Andréa Pinheiro, a preocupação com o coronavírus tem desestimulado as doações, mas a recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), é que elas sejam mantidas pelas mães que têm excesso de leite e estão sem os sintomas virais.
“Hoje, mais do que nunca, é importante a doação de leite humano pois a prematuridade é uma constância em nossas maternidades e o leite doado vai ser um fator determinante na recuperação dos nossos bebês”, afirmou a coordenadora Andréia Pinheiro. Ainda segundo ela, caso a mãe não possa sair de casa, uma equipe vai buscar o leite coletado em casa. Para isso basta entrar em contato pelo telefone 3315-4434 e agendar o atendimento.
As mães saudáveis podem fazer a doação de leite em cinco Bancos de Leite Humanos (ver lista abaixo), sendo em Maceió, Arapiraca e São Miguel dos Campos. Para as doações presenciais, todas as equipes técnicas estão prontas para fazer o acolhimento e manejo clínico, garantindo a segurança das doadoras.
CONTRAINDICAÇÃO
Até o momento, não há evidências científicas de transmissão de Covid-19 pelo leite materno, mas é contraindicado a doação por mulheres com sintomas compatíveis com a síndrome gripal, infecção respiratória ou confirmação de caso de SARS-Cov-2 ou para aquelas mulheres que tenham contato domiciliar de casos com síndrome gripal ou caso confirmado de Covid-19.
ONDE DOAR
Bancos de Leites Humano em Alagoas
- Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA)/ 3202-3915
- Maternidade Escola Santa Mônica (MESM)/ 3315-2753
- Banco de Leite Humano Ivete França em Arapiraca/ 3522-2820
- Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos/ 3271- 9441
- Banco de Leite Dr. Kátia Born em Palmeira dos Índios/ 3421-9015
Veja também
Últimas notícias

Boato sobre chá milagroso leva fiéis a retirar ladrilhos de estátua de São Francisco no Ceará

Identificada vítima fatal de grave acidente em Arapiraca; quatro ficaram feridos

Bolsonaro tem ‘melhora parcial’, mas segue sem previsão de alta

Pai de piloto que morreu em queda de avião em AL soube da tragédia dois dias depois
Veja como cada deputado de Alagoas votou na PEC da Blindagem

Com exceção de Daniel e Paulão, bancada alagoana vota pela aprovação da PEC da Blindagem
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
