Em Maceió, 299 veículos são autuados por descumprirem decreto
Decreto Municipal proíbe estacionamento de veículos em toda a extensão de ruas e avenidas situadas nas orlas de Maceió até o dia 12 de junho

Os agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) seguem com as fiscalizações para garantir o cumprimento do Decreto Municipal de nº 8.896 que proíbe, até o dia 12 junho, o estacionamento de motos e veículos em toda a extensão de ruas e avenidas situadas nas orlas marítima e lagunar de Maceió. Desde que as equipes iniciaram as operações, 299 veículos foram autuados por descumprirem as medidas restritivas adotadas pela Prefeitura para evitar a proliferação da covid-19.
De acordo com o Decreto Municipal, continua proibido o estacionamento de veículos ao longo das ruas e avenidas da orla marítima da capital nos dois sentidos das vias, inclusive em todos os bolsões e baias da Avenida Silvio Carlos Viana. A restrição aos estacionamentos também se aplica aos veículos e motos pertencentes aos moradores que residem em frente à orla. Só está sendo permitido o estacionamento de veículos de estabelecimentos que exercem atividades consideradas essenciais.
Os veículos flagrados pelos agentes de trânsito da SMTT desrespeitando o Decreto Municipal estão sendo autuados de acordo com o art. 195 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata sobre desobediência às ordens emanadas da autoridade competente de trânsito ou de seus agentes. Essa é uma infração de natureza grave, gerando multa no valor de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As fiscalizações também contam com o apoio das equipes da Guarda Municipal.
“As operações de fiscalização serão mantidas nas orlas para evitar que a população descumpra as medidas de isolamento social impostas pelo Decreto Municipal. Estamos vivendo em um período de pandemia em saúde pública, por este motivo é fundamental que os condutores de veículos respeitem as determinações da Prefeitura de Maceió e evitem estacionar nas orlas, para reduzir as aglomerações de pessoas e, consequementemente, evitar os riscos de contágio pelo novo coronarívús”, pontuou o assessor técnico de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.
Como denunciar estacionamento nas orlas
Além dos agentes da Superintendência, os maceioenses também podem atuar como fiscalizadores e colaborar com os trabalhos denunciando o estacionamento nas orlas marítima e lagunar durante o período de isolamento social. Para isto, basta acionar a SMTT através do Núcleo de Operações Integradas (NOI), no número 3312-5340. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.
Outra opção para acionar os agentes de trânsito da Superintendência é pelo o aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão. Pela plataforma tecnológica, que está disponível gratuitamente para quem possui um smartphone com o sistema operacional Android, os cidadãos podem, de forma rápida e prática, denunciar o descumprimento do Decreto Municipal selecionando a opção estacionamento irregular. Baixe aqui o aplicativo.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Arapiraca convoca do concurso da Guarda para exame antropométrico e teste de aptidão física

Câmara de São Luís do Quitunde aprova LDO e Sistema de Loteria Municipal

Movimentações internas na Defensoria não comprometem ações contra a Braskem nem o atendimento à população

Matriz de Camaragibe inicia campanha Agosto Lilás

Pesquisa do Procon Maceió aponta variação de preços para presentes do Dia dos Pais

Senadores bolsonaristas se acorrentam em protesto contra prisão domiciliar de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
